O que é e como funciona o Alexa?

Saiba o que é o Alexa e como ele pode ajudar seu blog

Alexa é uma importante ferramenta disponível na internet. O site surgiu em 1996, atualmente, a Amazon é dona da plataforma responsável por ranquear websites por ordem de visita, gerando um indicador fundamental para campanhas de empresas e portais. Ele mede a popularidade de um site utilizando um sistema único de algoritmo.

Qualquer um pode acessar o sistema do site e fazer uma pesquisa digitando a URL desejada. Após uma análise, o serviço demonstra a posição do site no rank global, a posição do rank do país a qual pertence o domínio, e por fim, a reputação. O último indicador é uma métrica retirada do número de sites e blogs que linkam a url consultada (no exemplo abaixo, utilizamos o site do governo brasileiro).

O sistema ainda consegue estimar o número de visitas diárias de um site, sua taxa de rejeição e o tempo médio de permanência dos visitantes.  O Alexa é um indicador fundamental para quem cria conteúdo na internet e para agências de publicidade que precisam estimar em quais blogs vão rodar determinada campanha com a verba disponível.

O serviço conta com versões gratuitas e pagas. Se o seu site ou blog ainda não aparece no ranking, você pode cadastrá-lo manualmente. 

Tags: