Dicas de como manter a etiqueta na internet em um e-mail corporativo

Reunimos algumas dicas para você saber o que é e o que não é permitido nos e-mail corporativos, de acordo com a etiqueta na internet.

 

A maioria de contas de e-mail registradas no mundo são para consumidores finais, mas o número de contas corporativas é muito alto e todos que trabalham no segundo setor têm convivência com seu uso. O e-mail corporativo é um assunto que divide opiniões, por isso selecionamos uma série de dicas para você que envia e recebe esse tipo de e-mail diariamente.

Seja educado nos cumprimentos de saudação e despedida

Assim, você evita parecer grosseiro e exigente. Na maioria das vezes você nem conhece pessoalmente à pessoa ao qual você enviou a mensagem, então não pense no correio eletrônico como um simples SMS, mas sim, como uma carta.

 

Mantenha o tom casual

Você está enviando um correio eletrônico para seres humanos, não para robôs. Entretanto, não seja muito informal. Sempre calibre o nível de formalidade; enviar um e-mail ao presidente de uma empresa contra um correio eletrônico a seu melhor amigo tem uma grande diferença no grau de formalidade, tanto pelo conteúdo que compartilham como pelo quem é o destinatário.  Em ambos os casos, ainda se aplicam as regras de gramática, ortografia e pontuação. Caso não tiver tempo de utilizar o corretor ortográfico, as pessoas não vão levar você a sério.

Não escreva uma bíblia

 O correio eletrônico deve ser uma maneira rápida e eficaz de comunicar-se, assim tenha certeza de que ao escrever faça justamente isso. Ninguém quer ler um e-mail gigante quando poderia receber a mensagem em um parágrafo curto e gentil.

Evite escrever sob pressão ou outro tipo de emoção

Se você se sentir abalado por algo, se afaste do computador,  tome um tempo para ficar tranquilo antes de escrever, porque se você usar CAPS LOCK (letras maiúsculas), as pessoas vão pensar que você está gritando. NÃO QUER APARENTAR ESTAR GRITANDO, NÉ? Também não deveria usar todas minúsculas porque isso parece moleza. Se tiver que pôr ênfase em algo, use negrito ou itálico.

Não utilize imagens de fundo coloridas

Se você deseja que sua mensagem seja legível, não decore seu e-mail. Além disso, não use fontes mais extravagantes, mantenha-se nas fontes padrão para mantê-lo simples, limpo e fácil de ler.

Não envie nada que seja comprometedor

O correio eletrônico não é privado. As pessoas são demitidas o tempo todo por enviar e-mails inadequados já que o e-mail corporativo é considerado propriedade da empresa. Lembre-se que o que está publicado na Internet fica na Internet, e o mesmo se aplica com o correio eletrônico

Não envie arquivos de grande tamanho sem perguntar primeiro

As pessoas têm diferentes preferências sobre como receber arquivos – alguns querem um arquivo anexo, alguns querem que seja copiado e colado no corpo da mensagem. Se alguém quiser os arquivos anexos, é melhor separar os arquivos em vários e-mails no lugar de inseri-los em uma só mensagem porque vai tomar muito tempo para serem enviados.

Não assuma um tom que as pessoas podem interpretar errado

 As pessoas não podem ouvir o som de sua voz ao ler o que está escrito, infelizmente. Se tentar ser sarcástico, muita gente vai tomar isso de forma errada. Isto também serve para não usar emoticons- use-os muito raramente, lembre você quer manter uma aparência profissional.

Se você está enviando e-mails através de seu computador ou um smartphone, siga estas regras e tudo o que escrever vai parecer profissional e educado.

 

 

Tags: