Ransomware já conseguiu 325 milhões de dólares de usuários infectados

O ransomware, vírus que "sequestra" seus dados e exige pagamento pelo resgate, já fez centenas de milhares de vítimas e causou um prejuízo enorme. Entenda!

Você lembra do ransomware? O tipo de vírus que invade o sistema de seus dispositivos e “sequestra” suas informações em troca de dinheiro já causou um prejuízo enorme no bolso de suas vítimas: 325 milhões de dólares.

As informações são especificamente sobre um determinado tipo de vírus, o CryptoWall, e foram divulgadas em um relatório publicado pela Cyber Threat Alliance – uma organização de grandes empresas do mundo da tecnologia que monitoram as ameaças e perigos do mundo digital.

Segundo o relatório, o dinheiro arrecado pelos hackers é fruto de ataques a centenas de milhares de vítimas espalhadas pelo mundo. Porém, o documento apontou também quais são os locais mais visados pelo vírus, sendo a América do Norte o principal foco de invasões pelo alto poder aquisitivo de seus habitantes.

Países como China, Austrália, Brasil, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e Turquia aparecem em segundo plano como outros lugares que também foram alvos.

O estudo apontou também que mais de 400 mil tentativas de ataques foram identificadas, sendo a forma de contágio mais comum os e-mails de spam com anexos infectados, sites duvidosos ou download de aplicativos maliciosos nos dispositivos móveis. Cerca de 67.3% dos usuários atingidos pelo ransomware foram infectados por e-mail.

Número assustadores, não é mesmo? Mantenha seus antivírus sempre atualizados e nunca confie em sites e e-mails de origem desconhecida. Já esbarrou em algum ransomware?

Tags: