Recarregue seu celular na planta de casa

Novas formas para recarregar o celular estão a caminho. Agora até as plantas podem fornecer carga ao seu gadget

Da série “aquelas coisas que a natureza dá pra gente”: recarregue seu smartphone com a energia das suas plantas

E-kaia é um carregador portátil que utiliza a energia das suas plantas para recarregar o celular, eliminando a necessidade de fonte de energia elétrica. Uma única planta pode ser fonte de energia suficiente para que você recarregue seu celular.

A patente vem do Chile (E-kaia) e pode ter sido inspirada em tecnologia holandesa, a planta-e. Porém, a grande diferença é na quantidade de plantas necessárias para gerar energia. O projeto sulamericano requer apenas uma planta saudável, enquanto o europeu precisa de muitas plantas combinadas para gerar energia elétrica.

O E-kaia enterrado no vaso da planta é capaz de absorver cerca de 5 volts e 6 miliamperes de energia da planta, convertê-los em energia elétrica e carregar o celular em uma hora e meia. Sem matar a planta.

A ideia dos inventores é utilizar E-kaia futuramente para alimentar também lâmpadas de LED, ventiladores, alto-falantes e qualquer dispositivo de baixa potência e de baterias recarregáveis via USB.

O grupo já recebeu investimentos e apoio do governo, ganhou prêmios, e espera lançar E-kaia ainda este ano. O futuro de E-kaia aponta para utilização na iluminação pública e de área rurais do Chile. Legal, né?

Tags: