Receita Federal alerta para golpes usando o imposto de renda

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda vai até o dia 30 de abril e criminosos estão aproveitando a situação para aplicar golpes na rede. Quadrilhas […]

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda vai até o dia 30 de abril e criminosos estão aproveitando a situação para aplicar golpes na rede. Quadrilhas especializadas utilizam e-mails falsos para obter informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte.

Uma das mensagens mais utilizadas informa que a Receita Federal analisou as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou inadimplências no CPF da pessoa que recebeu a mensagem. O e-mail ainda induz o usuário a acessar um link para visualizar os demonstrativos dos números apresentados e as declarações divergentes.

Outras mensagens fraudulentas, segundo a Receita, indicam a disponibilização para download do programa de declaração do Imposto de Renda e a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário. 

Se você receber uma mensagem assim, não abra e apague o arquivo. A Receita não envia comunicação via e-mail sem a autorização telefônica do contribuinte.

As regras para preenchimento da declaração, tanto o programa gerador estão disponíveis no site da Receita Federal. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. 

O contribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Está disponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros no preenchimento das informações.