rp_e-mail_2014-07-23.jpg

Como recuperar acesso a um e-mail hackeado

Quando seu e-mail é hackeado, você pode estar muito surpreso ou confuso para reagir do modo correto. Você precisa tomar medidas imediatas para voltar a assegurar sua conta […]

e-mail

Quando seu e-mail é hackeado, você pode estar muito surpreso ou confuso para reagir do modo correto. Você precisa tomar medidas imediatas para voltar a assegurar sua conta para prevenir maiores prejuízos ao seu computador e informações pessoais.

Aqui mostramos como recuperar rapidamente o controle do seu e-mail:

 

1 – Identifique o dano

Se seus colegas de trabalho ou amigos avisam sobre o envio de e-mail estranhos na sua conta, fique alerta! Assegure-se de que ninguém abra um correio eletrônico da conta hackeada. Revise sua pasta de enviados procurando correios eletrônicos suspeitos que não enviou.

Também, assegure-se de que o ataque não chegou até suas redes sociais ou outras contas vinculadas ao e-mail com atividades suspeitas.

 

2 – Limpe o Hardware local antes de reiniciar a segurança de sua conta

Se o hack do correio eletrônico tiver infiltrado no seu computador, trocar a informação de sua conta não ajudará. A nova conta será tão insegura como a antiga. Um dos primeiros passos deve ser executar uma segurança local ou programa antivírus para eliminar vírus em seu computador.

 

3 – Considere eliminar a conta

Se o e-mail infectado não se trata do enderenço principal, considere eliminar a conta infectada. Esta é uma das formas mais rápidas e mais limpas para prevenir mais ataques de hacking.

 

4 – Atualize toda sua informação

Pode ser uma dor de cabeça, mas você deve revisar cuidadosamente todos os contatos e preferências guardadas da sua conta. Também deveria atualizar sua pergunta secreta e considerar a adição de uma verificação de dois passos ao acessar a sua conta de correio eletrônico, o que requereria adicionar seu número de telefone a suas configurações pessoais. Se seu navegador está configurado para lembrar a informação de sua conta, deverá desativar esta característica também.

É melhor lidar com este tipo de reinicio de uma vez e completamente. Do contrário, pode ir deixando atrás rastros de um vírus que lhe obrigará a repetir o processo de novo depois.

 

5 – Proteja a nova conta de e-mail

Assegure-se de criar uma senha nova e forte para sua conta que seja única para a conta de correio eletrônico. Faça que seja complicada, com números e maiúsculas e minúsculas, assim não coloque algo óbvio como seu nome. Também deve trocar a senha de qualquer outra conta que utiliza a mesma senha do seu e-mail. E não se esqueça de utilizar um programa de segurança de Internet que proteja sua navegação.