Cinco dicas de como usar as redes sociais a favor de sua carreira

Atualmente, os empregadores visitam os perfis de candidatos para conhecer um pouco mais sobre a pessoa. Aprenda como usar isso a seu favor.

Para quem está à procura de um emprego ou de evoluir na carreira, as redes sociais são a carta de apresentação. Atualmente, os empregadores visitam os perfis de candidatos para conhecer um pouco mais da pessoa. Por isso, é fundamental não passar uma imagem pouco adequada com o que você procura. Antes, é preciso tornar os perfis mais atraentes, mas sem apelar. Algumas dicas podem torná-lo um candidato mais competitivo.

Seja profissional

Cuidado com o que você posta e deixa aberto ao público. Selfies sensuais, posts que destilam revolta e usam palavrões, publicações que passem uma imagem ruim ou constrangedora, tudo isso deve ser evitado ou bloqueado para quem não é amigo. Afinal, não vai querer que a primeira foto que o empregador veja em seu perfil seja a de uma situação de embriaguez, por exemplo. A primeira imagem é a que pode ficar.

Quantidade não é qualidade

Ter milhares de seguidores no Twitter é uma coisa, mas ter uma influência significativa sobre eles é outra. Se estiver apenas acumulando seguidores, o empregador possui ferramentas para descobrir se você é apenas um colecionador de contatos ou se realmente tem poder sobre aquelas pessoas. Muitas vezes é melhor ter um perfil com poucos seguidores, mas que estejam mais envolvidos com suas postagens e opiniões em geral.

Mostre um diferencial

Existem centenas de outros candidatos com o mesmo nível de educação, experiência profissional e habilidades relacionadas ao trabalho. Demonstrar que está interessado numa variedade de coisas pode ser uma vantagem. Uma equipe de seleção detalhista pode analisar seus posts para ver se você se destaca na multidão, com conhecimentos mais amplos sobre a vida.

Por exemplo, postar no Instagram fotos em momentos distintos: desde cultura e entretenimento (nenhum exagero, claro) até momentos em família. Isso pode parecer um mero detalhe, mas é algo que faz diferença.

O texto deve ser perfeito

Não é porque você está numa rede social que pode sair escrevendo de qualquer maneira. Muito pelo contrário. O texto deve ser perfeito. Não precisa ser rebuscado nem técnico. Mas pode, sim, ser descontraído. Nunca cometa erros de ortografia e digitação. Então, muita atenção antes de apertar o botão de publicar o post. Uma palavra escrita errada pode custar sua avaliação.

Seja mais interessante

O legal das redes sociais é que dá para “montar” uma boa imagem pessoal. Isso ocorre por meio de posts bem pensados. Por exemplo: se você posta fotos em inauguração de restaurantes ou cinemas, ou mostra hobbies e viagens, passa a imagem de alguém que está sempre disposto a experimentar novas situações.

Também é possível passar maturidade através de publicações. Se você é muito jovem, mas posta assuntos sérios e relevantes, isso lhe confere um ar de pessoa mais experiente. 

Tags: