Relembre Redes Sociais como o Orkut, que deixaram saudade

Se você pensa que as redes sociais começaram com o Orkut, precisa ler este post para saber o que já fez sucesso na web. Relembre!

Você sabe definir o que é uma rede social? Pois é. Os mais jovens responderiam com uma palavra: Facebook. É, se ele hoje é um sinônimo de rede social, principalmente pelo número de usuários no planeta, nem sempre foi assim.

O termo rede social tem significado bastante amplo e surpreendentemente faz referência a um conceito mais antigo – e pessoal – do que muitos possam imaginar.

Os homens da caverna já mantinham rede social, quando interagiam entre si, exibiam seus resultados de caças e conversavam em volta de uma fogueira para se aquecer e compartilhar interesses, objetivos e emoções.

Primeira rede social

Agora, tratando de internet, a primeira rede social surgiu por volta de 1995, com a "ClassMates.com", que foi criada para realizar reencontros entre ex-alunos. Fez um grande sucesso no Canadá e nos EUA. A grande diferença é que o modelo do ClassMates.com era um serviço pago.

Aí vieram as evoluções, as febres de mensagens instantâneas. As pessoas tinham um número a partir do qual poderiam ser acionadas pelas outras, desde que ambas estivessem online, como se fosse um aparelho de telefone. Era o ICQ, que surgiu em 1996, e voltou!

Com a evolução desse serviço, apareceu em 1999 o MSN Messenger, que se tornou a principal ferramenta de troca de mensagens instantâneas no mundo inteiro. Já não havia mais distância entre pessoas que possuíssem uma conexão com a internet e estivessem com seu MSN aberto. Para se inscrever no serviço, que era gratuito, era necessário que o usuário abrisse uma conta de e-mail.

MySpace: revolução para a época

Em 2003 surgiu um rascunho das redes sociais que conhecemos atualmente. O MySpace conseguiu revolucionar uma época. A rede fez uma mistura de fotoblog, muito popular na época, e blog com perfis dos usuários.

A rede, que se intitulava "o lugar para amigos", chegou ao Brasil somente em 2007 com uma versão musical. E impulsionou muitas bandas com a inovação que permitia ao usuário incluir músicas e habilitar o download das mesmas.  Em 2009, porém, o Myspace encerrava suas atividades no país, com menos da metade dos 76 milhões de usuários que tinha em 2008.

Vida paralela

Outra rede que também provocou euforia entre internautas foi o "Second Life". Chamada de vida paralela, fazia com que seus usuários vivenciassem num ambiente interativo 3D suas relações sociais.

Dentro do ambiente virtual, os participantes podiam criar situações para que seus avatares evoluíssem e fizessem sucesso, convertendo isso em “dinheiro vivo”. Ainda ativa, a rede já não atrai mais os seguidores de tempos atrás.

Novos formatos de redes sociais

Ao longo do tempo, novas formas de rede social surgiram, como Digg e Formspring

O Digg reunia noticias, vídeos e podcast enviados por usuários, combinando blog com feed. Em 2012, a rede é adquirida por uma empresa do ramo digital e apresentado um novo layout de plataforma, sendo o login feito a partir de conta no Twitter ou Facebook.

O Formspring surge como modelo de perguntas e respostas. Cada usuário pode receber e responder a questões de outros cadastrados ou ainda de não usuários. As perguntas podem ainda ficar armazenadas no perfil ou excluídas, onde qualquer usuário pode vê-las. A rede, que já contou com 30 milhões de usuários, encerrou suas atividades em março de 2014.

Adeus, Orkut

Mas, sem dúvida, a rede social que vai deixar mais saudade entre os brasileiros é o Orkut.

Criada em 2004 por um engenheiro turco e funcionário do Google, a rede possibilitou a criação de amizades, a classificação de relações e até paqueras virtuais. No início, para se inscrever era necessário que o interessado recebesse um convite. A procura era tão grande que convites chegaram a ser vendidos.

Com comunidades de interesse comum, mensagens de solicitação de adicionamento e depoimentos e lembretes de aniversários, a rede conquistou milhões de usuários pelo mundo, sendo Brasil e Índia os países mais conectados. O Orkut anunciou recentemente que encerrará suas atividades depois de 10 anos de sucesso e 40 milhões de sorrisos de satisfação. Vai deixar saudade.   

Tags: