Relatório da ONU aponta que 42% da população brasileira não tem acesso a internet

Relatório também divulgou que, até o final de 2015, cerca de 4 bilhões de pessoas ainda não terão acesso à internet no mundo.

A ONU divulgou um relatório nesta segunda-feira (21) apontando que cerca de 42% da população brasileira ainda não possui acesso à internet. Segundo dados, apenas 11,5% dos brasileiros são proprietários de conexões banda larga fixa e compartilham com outros usuários (família, vizinhos ou amigos).

Veja também: Pesquisa revela que 82% dos adolescentes usam smartphones para acessar a internet

O relatório ainda aponta que 48% das residências (casas e apartamentos) usufruem de conexão a internet (seja ela própria, emprestada ou ‘roubada’).  Em relação a população mundial, um dado alarmante: 57% das pessoas ainda estarão sem acesso a web no final de 2015. Ou seja, 4 bilhões de pessoas ainda não contam com acesso a internet, mesmo que lenta ou de má qualidade. Este dado reforça que grande parte das regiões pobres ou sem infraestrutura estão ‘isoladas’ do mundo digital.

A expectativa da ONU era, que até o final de 2015, 60% da população mundial estivesse ‘online’. Após divulgação do relatório, a ONU aponta que esta marca dificilmente será atingida nos próximos dez anos.

Dispositivos móveis

O relatório também aponta dados da internet em conexões móveis. 78,1% dos donos de smartphones ou tablets possuem conexões à web. Mas, até o final do ano, mais de 121 países irão ter suas bandas móveis de internet saturadas, incluindo o Brasil. Para solucionar este problema, as empresas de telecomunicação deverão investir em conexões 4G para dispositivos móveis.

Tags: