Rene Silva, editor-chefe do Voz das Comunidades, visita a PSafe

Jornalista reconhecido pelo trabalho no Complexo do Alemão (RJ) conversou com nossos designers e redatores

A equipe de Marketing da PSafe recebeu nesta semana o jornalista Rene Silva para um bate-papo na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Fundador do Voz das Comunidades, primeira iniciativa de jornalismo comunitário do Complexo do Alemão, Rene compartilhou um pouco da sua história para a equipe criativa e falou sobre o poder da simplicidade na produção de conteúdo — uma característica marcante do Voz, ao qual se dedica desde os 11 anos de idade.

Rene por si só já é dono de uma história e tanto. Interessado desde cedo pelo Jornalismo, o jovem empreendedor começou a colaborar com o jornal da escola ainda na infância. Quando percebeu que as reclamações publicadas por lá eram rapidamente solucionadas, decidiu criar um canal que fizesse o mesmo papel pelo Morro do Adeus, uma das favelas que formam o Complexo, onde mora até hoje.

“A comunidade não se via na grande mídia”, diz Rene. Segundo ele, os grandes jornais só cobriam a realidade do lugar com o olhar de fora, que não representava as pessoas que viviam ali. Era preciso fazer algo que desse representatividade a elas, que fosse capaz de expor suas qualidades, conquistas e necessidades. Nascia o Voz das Comunidades.

Reviravolta

A chegada da polícia ao Alemão e a guerra contra o tráfico, em 2010, foram o pano de fundo para a maior mudança na vida de Rene e do Voz. Graças à cobertura improvisada que fez dos conflitos, o jovem carioca ganhou visibilidade e foi procurado por jornais do mundo todo. Causou surpresa a maneira com a qual um adolescente com tão poucos recursos foi capaz de fazer frente à chamada grande mídia. No fundo, não é difícil entender. Rene falava com propriedade, pois vivia no centro do conflito e era diretamente afetado por ele. Além disso, usava a linguagem local e fazia, assim, com que sua mensagem chegasse cada vez mais longe. Não deu outra: foi um sucesso.

Desde então, o Voz das Comunidades conquistou parcerias, aumentou a equipe, ganhou novos recursos, patrocinadores e já chega a uma tiragem de 10 mil exemplares. É lido nas 13 comunidades que formam o Complexo e mantém uma forte presença na internet, especialmente nas redes sociais. Agora com 22 anos, Rene leva sua história pelo Brasil e ao redor do mundo, palestrando e colaborando com diversos projetos que procuram dar voz a quem acaba ficando invisível aos olhos das grandes empresas de comunicação.

Intercâmbio com designers e redatores

O jornalista foi o palestrante de um Workshop envolvendo as equipes de Design e Conteúdo. Durante o evento, que teve como tema “Distanciamento e falta de perspectiva: as armadilhas do processo criativo”, Rene falou também sobre o uso da tecnologia e das redes sociais na comunidade e como funciona a interação do jornal com o público. A visita de Rene à PSafe serviu de inspiração para novos projetos e rendeu ideias que vão influenciar ainda mais a busca da empresa por uma linguagem que fale cada vez melhor com as pessoas. Um desafio e tanto para a maior startup mobile da América Latina, que diariamente interage com mais de 20 milhões de usuários.

Curtiu a história? Então, acompanhe o Voz das Comunidades nas redes sociais:

facebook.com/vozdascomunidades
twitter.com/vozdacomunidade