rp_seguranca-movel_2014-05-13.jpg

Os 10 riscos de segurança móvel

Hackers lançam mais de 70.000 novos ataques cada dia no mundo virtual.

Conforme mais e mais pessoas usam telefones celulares para tudo, desde redes sociais a banco online, as ameaças de segurança tornaram-se cada vez mais prejudiciais. Hackers lançam mais de 70.000 novos ataques cada dia. De vírus a roubo de dados, usuários comuns de celulares tornam-se cada vez mais as vítimas de crimes cibernéticos.

A forma mais fácil para se proteger de riscos de segurança é armar seu celular com um programa antivírus e de performance como PSafe Total para Android. Este serviço gratuito previne phishing e spam que podem infectar o seu telefone. Você também deve tomar cuidado com as ameaças mais comuns, como:

1) Roubo de celular

Telefones são roubados o tempo todo, e quando seu telefone contém grandes quantidades de informações pessoais, você se expõe a um grande risco. Considere colocar um bloqueio no seu telefone quando ficar inativo por um longo período de tempo. Certifique-se também de fazer regularmente um backup de seus dados para que você tenha sempre uma cópia atualizada de suas informações.

Utilize apps como o Psafe Total Android, que contam com uma função de bloqueio do celular remotamente. Por meio de SMS em um número de segurança escolhido por você, é possível deletar todos os dados e inutilizar o aparelho. 

2) Vírus

Os vírus estão se espalhando em telefones celulares Android. Eles são uma das maneiras mais rápidas para criminosos cibernéticos para invadir o seu telefone e roubar seus dados privados. Proteja-se e blinde seu celular com PSafe Total para Android, impedindo vírus de entrarem em seu sistema.

3) Aplicativos não-oficiais

Aplicativos não-oficiais são pontos de acesso para hackers. Para estar seguro, atenha-se a sites de aplicativos de renome ??que não carreguem nenhum risco. Para iPhones, use o Apple Store; para o Android, use o Google Play Store; para desktop, escolha o PSafe Internet.

4) Hacking do e-mail

Ao usar o e-mail no seu telefone, certifique-se de nunca abrir nada que você não reconheça. Isto é importante especialmente para anexos. Se você abre ou baixa um arquivo por engano, feche o programa imediatamente. Você também deve evitar o envio de informações confidenciais via e-mail. Para segurança extra, use senhas de alta segurança com uma mistura de letras maiúsculas, números e símbolos. Você quer uma senha que seja fácil o suficiente para você se lembrar, mas difícil o suficiente para evitar hackers.

5) Ameaças nas compras online

Sites de compras online que coletam informações de dados e cartão de crédito do consumidor são frequentemente vítimas de crimes cibernéticos. Sempre use uma rede segura ao utilizar o seu telefone para compras online e faça logout no final de sua compra. Você precisa ter certeza que ninguém poderá fazer compras online usando seu cartão de crédito, se seu celular for roubado ou hackeado.

6) Pagamentos e banco não seguros

Assim como as compras online, o banco online e pagamentos inseguros são grandes áreas de risco. Use serviços respeitáveis como Ebay (Mercado Livre – Latin american version of Ebay) e bancos locais confiáveis que são conhecidos por proteger a informação do consumidor. Muitos sites financeiros incluem tempos limite de sessão que desconectam você automaticamente quando estiver inativo após um período de tempo. Para estar seguro, faça sempre logout quando você terminar suas transações.

7) SMS desconhecido

Uma maneira comum de hackers para espalhar vírus é através de SMS. Nunca clique em um link enviado de um contato desconhecido. Exclua a mensagem e bloqueie o remetente.

8) Redes não seguras

Redes públicas como de cybercafés, lanhouses ou lugares públicos são menos seguras do que aquelas em sua casa ou escritório. Como os servidores não são tão fortes, os criminosos cibernéticos podem invadir mais facilmente e lançar um ataque a alguém ligado ao sinal. Se você está em uma rede pública, certifique-se de usar um navegador seguro e limitar qualquer atividade sensível que possa expor você a riscos.

9) Armazenamento de dados não seguro

Proteger os dados no seu celular é fundamental para garantir a sua privacidade. Se seu celular for roubado ou mesmo se você emprestar seu telefone para amigos ou família, você precisa se proteger contra roubo ou perda de dados. Certifique-se de fazer um backup regularmente num cartão SIM ou drive USB externo.

10) Ameaças de dados de localização

Telefones celulares agora contêm informações de localização geográfica, o que podem expô-lo a ameaças à segurança física. Para se proteger, desligue os serviços de localização de Wi-Fi. Isto irá impedir que hackers encontrem seu telefone usando Wi-Fi ou Bluetooth.

Para ter mais segurança, utilize um programa de segurança online na nuvem que possa proteger seus dados e evitar que um vírus infete seu telefone. Serviços gratuitos como PSafe Total para Android dão a segurança que você precisa para que você não tenha que se preocupar com hackers e criminosos cibernéticos, perturbando seu serviço e roubando suas informações.