Sabe quem está te olhando? Os princípios da privacidade online

Os usuários de computadores podem se proteger tomando precauções simples e instalando o software que vai derrotar a maioria das ameaças antes mesmo...

Há muita conversa sobre a privacidade online estes dias. Às vezes não consigo ligar meu computador sem saber quem está me observando e esperando por uma chance de pegar meu dinheiro. Felizmente, não há necessidade de sentar e esperar para se tornar uma vítima.

Os usuários de computadores podem se proteger tomando precauções simples e instalando o software que vai derrotar a maioria das ameaças antes mesmo que você esteja ciente delas.

Em primeiro lugar, entenda as ameaças. Hackers podem usar vírus, Worms, Spyware e/ou Cavalos de Tróia para entrar em seu computador, para seguir seus movimentos online e entrar em suas contas. Você pode ter ouvido esses termos antes, mas de qualquer forma, aqui estão algumas definições rápidas:

  • Vírus – Você provavelmente já ouviu falar um pouco sobre estes pedaços desagradáveis ??de código. Para que o seu computador “pegue” um vírus, você primeiro, sem saber, abre um anexo de e-mail ou entra em uma página web infectada.
  • Worms – Worms se espalham através da exploração de uma vulnerabilidade de um software. Os worms são diferentes dos vírus, pois eles são automatizados, de tal maneira que eles ativamente penetram uma rede e se espalham para outros computadores via e-mail, sites, ou software baseado em rede.
  • Cavalos de Tróia – Um Cavalo de Tróia é um programa que secretamente faz coisas que não era para fazer. Por exemplo, um programa que afirma que pode melhorar o desempenho do seu computador pode enviar suas informações confidenciais para um desconhecido.
  • Spyware – Um Spyware envia informações sobre o que você está fazendo na Internet para um terceiro. Geralmente pega uma carona em seu computador quando você baixa protetores de tela, jogos, música ou outras aplicações.

Como você pode ver, até mesmo o usuário de Internet mais experiente é vulnerável a maioria dessas ameaças, porque não há nenhuma maneira de saber que você foi infectado até que o computador começa a demonstrar, ou o dinheiro começa a desaparecer da sua conta bancária – e, então, pode ser tarde demais. Então, o que você pode fazer para se proteger?

Primeiro, use seu bom senso. Você pode minimizar drasticamente o risco apenas prestando atenção ao que você clicar. Evite botões de download chamativos que anunciam vídeos grátis. Além disso, evite clicar em anúncios em sites, especialmente se eles estão vendendo algo como maior velocidade para computadores. Muitas vezes, esses anúncios são exibidos em janelas “pop-up” – pequenas páginas web que “aparecem” na parte superior da página da web que você está lendo.

Você pode eliminar totalmente os pop-ups com um bloqueador de pop-up, como o incluído no PSafe Internet, navegador seguro da PSafe, que além de bloquear propagandas, analisa e bloqueia URLs suspeitas.

Usar um bloqueador de pop-up é uma boa ideia, pois ele impede que você acidentalmente clique em links perigosos, ao mesmo tempo, que mantém sua experiência de navegação livre de distrações nocivas.

Usar um conjunto de segurança e otimização como o PSafe Total tem outras vantagens também. Ele elimina a necessidade de instalar vários pacotes de software para lidar com graves ameaças online, ou seja, vírus, Cavalos de Tróia e Spyware.

Ele é executado em segundo plano para bloquear silenciosamente qualquer vírus e software malicioso que pode chegar em sua caixa de entrada de e-mail ou tentativa de se instalar quando você visitar sites infectados.

É automático, assim você não terá que se preocupar em lembrar de executar verificações manuais. Se você estiver curioso, você também pode executar a verificação a qualquer momento para certificar-se se há vírus e dar uma olhada em como seu computador está executando-se. Se o HD necessitar de uma limpeza, o programa irá dizer-lhe o que ele precisa e poderá cuidar disso para você.

A Internet tem muito a oferecer, por isso não deixe a falta de privacidade impedi-lo de desfrutar de cada pedacinho dela. Primeiro, use o bom senso. Se a sua intuição lhe diz que alguma coisa parece ser um link enganoso, como se algo é bom demais para ser verdade, siga seus instintos e evite clicar a qualquer custo.

Finalmente: se você permanecer consciente dos perigos potenciais e instalar um antivírus de segurança respeitável para se proteger, você poderá desfrutar com segurança o melhor que o mundo digital tem para oferecer, sem consequências desagradáveis.

Tags: