Saiba como conectar Wi-Fi a um PC de mesa

Aprenda a conectar um PC comum em sua rede Wi-Fi de casa e dê adeus aos cabos por toda a residência.

Você sabia que conectar um computador de mesa em uma rede Wi-Fi não é um processo tão trabalhoso? A aplicação disso pode ser útil para você que deseja instalar mais um pc em outro cômodo, evitando a criação de uma grande rede e cabos espalhados pela casa.

Como já deve ser de conhecimento geral, PCs comuns não veem com uma placa específica capaz de ler o sinal do Wi-Fi. O que exige a compra de algum equipamento especial. Vale destacar, que você já precisa ter uma rede wireless funcionando na sua casa. Muitas operadoras brasileiras já oferecem em seus pacotes modems com Wi-Fi incluso, se não for o seu caso, entre em contato com a sua prestadora de serviço ou faça ou compre um modem sem fio.

Confira abaixo quais as opções de aparelhos necessárias para conectar o Wi-fi da residência ao seu desktop e garantir uma casa livre de cabos por todos os lados:

USB Wi-Fi Adaptadores (para os mais práticos)

Sabe quando você simplesmente conecta um pendrive ao seu computador e ele exibe os arquivos presentes nele? É mais ou menos assim que funciona o adaptador de USB Wi-Fi. A primeira vez costuma exigir o uso de drivers, mas depois, é plugar e usar.

Vantagens

  • A conveniência plug-and-play significa que você pode removê-lo se não for necessário, e usá-lo em outro computador.
  • Porque ser USB, ele não está confinado a parte de trás do seu PC. O que pode ajudar a melhorar a receptividade do sinal gerado pelo modem.

Desvantagens

  • O único grande aborrecimento com adaptadores Wi-Fi USB é que, se você tiver configurado o PC para entrar em modo de hibernação, ele pode parar de funcionar. Não é baixo o número de usuários que recorrem à fóruns para solucionar inconvenientes gerados por esse tipo de ação.  
  • A maioria dos adaptadores Wi-Fi USB são bons o suficiente para conexões domésticas, mas as placas PCI geralmente, costumam oferecer melhor conectividade. 

Para melhor conectividade: Wi-Fi PCI Cards

Adaptadores podem limitar a velocidade recebida pelo modem, por isso uma boa alternativa a se pensar é um conector PCI capaz de receber o sinal. Tenha em mente que instalação deste componente requer um pouco de conhecimento técnico limitado à grande maioria dos consumidores.

Vantagens

  • O maior benefício de placas PCI Wi-Fi é que você vai ter de multiplexação espacial sobre MIMO se que é compatível com o seu roteador e placa. Em termos mais simples, se o seu cartão tem duas ou mais antenas e seu roteador tem o mesmo número de antenas, você terá uma conectividade muito fiel aquilo que é transmitido pelo modem configurado a sua rede.
  • Provavelmente você tem um slot de placa PCI livre em sua placa-mãe. A instalação de uma nova placa não vai lhe causar transtornos no momento. Enquanto a ocupação constante de uma entrada USB, sim.

Desvantagens

  • É bem mais vantajoso optar por uma placa PCI caso você não enxergue a necessidade ter que reversar o seu uso com outro computador, assim como pode acontecer com o adaptador USB. Essa limitação pode incomodar alguns.
  • Não há muitas placas PCI como estas no mercado. Encontrá-las pode ser muito complicado, além de caro.

Se você está fazendo um Upgrade: Tente uma placa-mãe com Wi-Fi

Depois de algum tempo com máquina você sentiu a necessidade de um upgrade? Essa atualização de componentes do seu PC inclui uma nova placa-mãe? Então considere comprar uma placa que já tenha um adaptador Wi-Fi.

Essas placas oferecem qualidade semelhante a da placa PCI, com a vantagem de não ocupar um slot PCI no componente. 

Tags: