Dicas de como você pode economizar na hora de imprimir

Dicas para economizar papel e tinta na hora de imprimir seus documentos. Ajude a economizar os recursos naturais do mundo!

Os gastos com papel são um dos principais motivos de desmatamento no mundo. Não se pode negar que esse material é essencial no cotidiano de grande parte da população, mas há maneiras de evitar seu desperdício. Confira as dicas a seguir e faça a sua parte. O desperdício de papel gera impacto não somente no desmatamento, mas também no gasto de energia e de água.

Dicas para imprimir

Alterar as margens

A margem é o espaço em branco vazio que está em torno de texto impresso. Sua existência é em grande parte estética, embora ele possa garantir que o polegar não cobrirá qualquer texto na página. A maioria das impressoras pode lidar com margens mais apertadas do que o padrão e reduzir as margens permitirá que o usuário adicione mais palavras à página, que por sua vez diminui o tamanho do trabalho de impressão. As margens são geralmente ajustadas na configuração de página ou seção Preferências de impressão de um editor de documentos, como o Word.

Diminuir o tamanho da fonte e espaçamento

Fazendo texto menor em um documento reduz o número de páginas que o usuário precisa para obter o seu material impresso. Editores de documentos modernos normalmente usam uma fonte de 11 pontos ou 12 pontos, mas letras como tamanhos de 9 ou 10 pontos também podem ser confortáveis para a leitura.

O usuário também pode tentar reduzir o espaçamento entre parágrafos. Por padrão, a maioria dos documentos é organizada com uma única linha entre os parágrafos, mas o usuário pode usar a formatação de parágrafos para reduzir o espaçamento.

Escolhendo a fonte certa

Uma maneira fácil de economizar tinta é escolher a fonte certa. O antigo blog Printer, especializado em impressão, realizou há alguns anos uma série de testes para descobrir uma alternativa mais econômica. A análise utilizou a popular Arial como ponto de partida e pôs à prova o consumo de tinta para usuários domésticos (25 folhas por semana) e comerciais (100 folhas semanais).

Para a surpresa geral, o estudo revelou que a Century Gothic é a letra que menos gasta na hora de imprimir, consumindo cerca de 30% a menos do que a Arial. Isso resultaria, na prática, uma economia de US$ 20 anuais em uso comum e US$ 80 para consumo empresarial. 

A Ecofont ficou em segundo lugar. Ela é uma fonte projetada especificamente para reduzir o gasto de tinta. A Times New Roman ficou em terceiro lugar. Outra fonte que pode ser utilizada é a Ryman Ecofont, que cria personagens com um par de traços finos ao invés de uma linha sólida. O resultado é um texto legível que usa menos tinta.

A impressão duplex

Usar a opção impressão duplex em sua impressora é uma excelente maneira de economizar papel. Ela utiliza ambos os lados da folha, o que significa que o relatório do usuário vai exigir metade do número de páginas como que de outra maneira. Combine isso com margem e mudanças de tamanho da fonte, e o usuário poderá reduzir drasticamente a quantidade de papel necessária para um determinado relatório, por exemplo.

A opção Duplex, se estiver disponível, é normalmente ativada na seção Preferências da impressora. O usuário também pode transformar o padrão em duplex para todos os documentos, alterando as configurações de uma impressora em Impressoras e menu Dispositivos (no Windows).

Se algum usuário achar que a sua impressora não suporta duplex, ou apenas suporta duplex manual, isso significa que este usuário terá que pegar cada folha de papel e, em seguida, colocá-la novamente na impressora.

Só imprima o necessário

Uma enorme quantidade de papel é desperdiçada a cada ano. Se o usuário imprime muitos rascunhos, ele pode experimentar utilizar o verso do papel nas próximas vezes. Em um escritório, por exemplo, os funcionários podem experimentar informatizar relatórios, fichas e documentos com softwares aplicativos e certificados digitais para agilizar a burocracia e diminuir o gasto de tempo e de papel.

Tags: