Saiba como eliminar programas que alteram as configurações do seu navegador

Quem nunca efetuou o download de um software, e com ele, percebeu a instalação de uma série de barras de ferramentas, complementos no navegador e configurações novas?  Livrar-se […]

Quem nunca efetuou o download de um software, e com ele, percebeu a instalação de uma série de barras de ferramentas, complementos no navegador e configurações novas?  Livrar-se dessas ferramentas costuma ser trabalhoso. Por isso é sempre bom prestar atencao no processo de instalação dos softwares que você fizer download, além de ter um bom antivirus e um navegador capaz de conter esse tipo de instalação.  

Mas se você está sofrendo com isso, siga os passos que preparamos neste tutorial:

Começando a eliminar os vestígios:

Antes de qualquer coisa, delete o arquivo responsável pela instalação do serviço indesejado. Caso você não tenha ideia do responsável pela invasão ocorrida em seus programas, faça a exclusão dos últimos instaladores utilizados para adicionar softwares em seu computador.

Agora, acesse o menu do seu Windows, no canto esquerdo e clique em “Painel de controle”, em seguida, selecione a opção “Programas e Recursos”. Pesquise pelo nome do serviço que foi instalado indevidamente, como o My Search Dial, Busca Segura e HAO 123, serviços que encabeçam a lista nesse assunto. E provável que o mesmo tenha realizado mais de uma instalação em sua máquina, por isso, aconselhamos que você faça uma busca utilizando a barra presente no canto direito superior da tela. Resolvido? Agora vamos reconfigurar seu navegador.

Google Chrome:

Abra o navegador e selecione a aba “Configurações” e siga até a opção “Aparência”, nela, clique em “editar” e modifique sua página inicial pela a que você desejar.

Alguns softwares ainda mudam os serviços de busca, alterando o mecanismo de pesquisa do navegador. Para mudar isso, ainda em “Aparência”, busque por “Pesquisa”. Ao final do endereço utilizado pelo buscador, você pode deletar o serviço, para isso, aponte o mouse por alguns segundos na linha em que o serviço está localizado. Um “x” vai aparecer, apague o serviço clicando nele e finalize a operação escolhendo o seu site de buscas favorito.

O último passo é verificar se algum aplicativo foi adicionado ao seu navegador. Acesse o menu “configurações” e selecione a guia “extensão”. Localize os softwares e delete todos clicando no ícone da lixeira. Pronto! Você está livre e com suas configurações de costume no computador.

Mozilla Firefox:

No Firefox, selecione o menu, clique em “Ferramentas” e depois em “Complementos”. Confira os complementos instalados e desative todos que forem invasivos.

Se o programa chegou a alterar sua página inicial, no próprio menu “Ferramentas”, selecione “Opções”. Na aba “Geral”, vá até a caixa que exibe a url e modifique pelo site de sua preferência. Pressione “OK” e confirme suas alterações.

Para restaurar o motor de busca, digite o termo “about config” (sem as aspas) na própria barra de endereços do navegador. Localize a opção “Alterar”, cole o seguinte comando: “browser.search.defaultenginename” (sem as aspas).

Uma janela como a de cima será exibida. Clique com o botão direito na sobre a linha com as informações do serviço ativo e selecione “Restaurar o padrão”.

Internet Explorer:

Nesse caso, você precisa apenas deletar o arquivo em seu Painel de Controle. No caso do mesmo ter alterando as configurações e busca do navegador, siga as etapas semelhantes ao passo a passo já abordado acima.