rp_anti1_2014-10-09.jpg

Saiba como evitar ligações indesejadas no seu celular

Você pode impedir o contato de chatos e spams, veja como com estas dicas da PSafe.

Existem poucas coisas mais irritantes do que receber ligações indesejadas. As famosas “chamadas frias” descrevem telefonemas que foram feitos sem autorização ou conhecimento da parte chamada. Usando essa prática, muitas empresas e seus call centers querem oferecer produtos, fechar contratos ou até mesmo conseguir dados pessoais da pessoa que virou “alvo”. Muitas vezes, o número de quem está ligando não aparece no display, e dessa forma fica muito mais difícil identificá-lo.

O que muitos não sabem é que desde 2012, uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece que as operadoras devem oferecer meios para que seus clientes manifestem seu descontentamentos com os envios de SMS não solicitados e peçam o fim da prática.

Você também pode conferir como bloquear contatos de e-mail

Veja como deixar de receber spam SMS no celular

O procedimento é bem simples. Dependendo da sua operadora, envie “SAIR” para um dos números a seguir: Claro – 888; Oi – 55555; TIM – 4112; VIVO – 457.

Depois que você envia a solicitação, uma confirmação chega ao seu aparelho. Seu pedido tem que ser atendido em no máximo 24 horas. Se não for, reclame diretamente com a operadora ou com a Anatel, no telefone 1331.

Muitas vezes você também pode receber telefonemas de spam de outro país. Quem vê um número internacional no display e também não está esperando nenhuma chamada internacional não deve de maneira alguma atender ao telefone. Se sua secretária eletrônica ou caixa postal estiverem habilitadas, você poderá também esperar para ver se a pessoa que ligou vai deixar uma mensagem, e se a ligação foi uma ligação séria ou não. Em poucos casos, empresas de publicidade deixam mensagens em secretárias eletrônicas, pois dessa forma seria fácil de identificar que a ligação se trata de algum tipo de publicidade.

Como bloquear chamadas telefônicas no Android

Os usuários do Android contam com a proteção do PSafe Total Android para ajudar a acabar com spams, com a eficiente ferramenta de blacklist. Nele é possível criar a própria lista para bloquear mensagens e chamadas de contatos indesejados. Conveniência sem comparação.

Depois de instalar o APP antivírus, siga o seguinte caminho para adicionar os números selecionados à lista negra.

Passo 1. Ao abrir o PSafe Total Android, toque na opção “Proteção”. Depois, vá em “Bloquear Spam”.

Passo 2. Na tela que surge, toque em “Adicionar à lista negra”.

Passo 3. Agora você tem a opção de que forma vai selecionar o contato a ser bloqueado, se direto de alguma mensagem que já está te incomodando ou lá mesmo da sua agendada de contatos ou do registro de chamadas. 

App ajuda no bloqueio no iOS

Existem aplicativos menos completos, mas que também ajudam os usuários a bloquear todos os tipos de spams de ligações. Um dos mais eficientes é o My Blacklist. Ele também serve para quem usa o iOS, da Apple. Para usá-lo, instale o aplicativo no seu dispositivo e siga o seguinte caminho:

Passo 1. Ao abrir o app, toque em “Números bloqueados” para acessar a “Lista negra”. 

Passo 2. Depois que estiver na lista, toque no símbolo “+”, no canto superior direito da tela. Lá você terá acesso aos números que te ligaram nos últimos dias e também aos SMS. Selecione aqueles indesejados para bloqueá-los.