Saiba como frustrar ação de ladrões de smartphones com recursos antifurto

Apesar de todos os esforços de privacidade, seus dados podem ficar vulneráveis se o aparelho for roubado. Veja como resolver isso com recursos antifurto.

Não somos capazes de evitar assaltos e furtos de objetos pessoais, já que estamos sempre expostos a ações de pessoas desonestas.

Há ferramentas, porém, que ajudam a localizar quem roubou seu aparelho, frustrando assim o sucesso do ladrão.

Veja também: Celular roubado? Como manter fotos e vídeos protegidos!

A Samsung, por exemplo, investiu na segurança de seu novo smartphone top de linha. O Galaxy S6 tem um novo recurso antifurto que promete ser um dos mais completos dentre os disponíveis no mercado. O modo de “suicídio” faz com que o gadget fique totalmente inutilizável.

O mecanismo pode ser acionado à distância, de modo que o usuário possa ativar remotamente o “kill switch”, bloqueando assim as principais funções do aparelho, como câmera e aplicativos, além do acesso à internet.

Para aumentar ainda mais o grau de segurança, os dados pessoais do usuário também são apagados do celular. Dessa forma, o aparelho estará indisponível para uso, ainda que o ladrão consiga acessar a tela de bloqueio ou reiniciar as configurações.

A LG também deve lançar um recurso parecido em breve, num novo smartphone que chegará ao mercado no segundo semestre deste ano. A tecnologia usa um sistema de travamento similar ao do iCloud, que a Apple oferece nos iPhones.

Os usuários do Android 5.0 e 5.1 também contam com o “kill switch”. A vítima só precisa acessar a internet e, a partir de um computador, travar o seu Android e ainda rastreá-lo. Mesmo que não consiga recuperar o celular, o usuário poderá ativar um comando que apagará as informações do aparelho.

Google também investe em sistema antifurto

Se seu equipamento não puder ser atualizado para o novo Android, não se desespere, pois o Google está desenvolvendo uma ferramenta chamada Factory Reset Protection, que vai restaurar suas configurações originais de fábrica, caso o aparelho seja roubado.

Assim, você poderá rastrear seu dispositivo para apagá-lo em seguida. Infelizmente, essa ferramenta vai depender da distribuição das fabricantes nos Android mais antigos.

PSafe oferece sistema contra roubos

Os usuários não precisam, necessariamente, esperar que as grandes marcas lancem seus sistemas. Isso porque o antivírus PSafe Total conta com um eficiente sistema antifurto.

A função “Localizar”, por exemplo, envia um comando através de mensagem para o telefone que foi roubado. Desta forma, é possível fazer a localização do smartphone.

Os requisitos para que esta função possa ser utilizada são a conexão à internet e o GPS integrado ao telefone roubado e ativo.

Clique aqui e veja como funciona o sistema!

Tags: