rp_hotel-test-wifi_2014-08-07.jpg

Conheça a qualidade do wi-fi do hotel antes de fazer sua reserva

Conheça o HotelWiFiTest, um site que possui resenhas sobre o wi-fi de hotéis, ele os categoriza de acordo com a qualidade de conexão da rede sem fio.

Hoje em dia, conexão com a internet é item de primeira necessidade, como água, luz ou telefone. Na hora de pesquisar hotéis para viajar, é comum que as pessoas queiram saber se o estabelecimento disponibiliza wi-fi gratuitamente para os hóspedes. Graças ao HotelWiFiTest, a tarefa ficou muito mais fácil.

O site possui mais de 100 mil hotéis cadastrados pelo mundo e quase todas as grandes cidades brasileiras contam com uma série deles na lista. Como o site ainda não é famoso aqui no Brasil, poucos usuários já fizeram testes de velocidade com o wi-fi dos estabelecimentos, o que deixa a maioria deles com notas estimadas. Ainda assim, é sempre bom dar uma olhadinha antes de fazer uma reserva.

Como encontrar hotéis com bom sinal wi-fi

Para utilizar, o usuário deve acessar o site e, no campo “Hotel Search”, digitar o nome da cidade a ser visitada. É possível pesquisar hotéis pelo nome ou conferir o ranking geral da cidade, e comparar a qualidade do wi-fi com as avaliações do serviço hoteleiro e os preços.

O usuário descobre através do teste a velocidade média do wi-fi no local, e também se precisa pagar por ele. Dá até para organizar os resultados por ordem de velocidade média ou por preços da diária. Os dados são fornecidos pelo Hotels.com.

Caso o usuário já esteja hospedado, pode ajudar outros e realizar o teste rápido de velocidade. O sistema pede para usar a localização (é necessário conceder permissão no navegador) e depois oferece uma lista de hotéis nas proximidades, para que a pessoa selecione o seu. Em seguida, o sistema mede a velocidade do wi-fi e apresenta os resultados.

O Hotel Wi-Fi Test foi lançado em outubro de 2013 e ainda tem muito que crescer. Por isso, os números de velocidade não parecem muito confiáveis. A nós, usuários, resta divulgar o serviço para que ele se torne cada vez mais popular e útil para futuras consultas. Principalmente no Brasil, onde o site ainda é pouco conhecido.