Saiba quando é hora de trocar seu roteador

Se sua internet já não é a mesma coisa de antes pode ser o roteador

A internet chegou e mudou a maneira de vermos as coisas. Com o passar do tempo, a conexão em casa ficou muito mais fácil e barata. Hoje em dia muitos lares têm um roteador. Mas o eletrônico acaba sendo esquecido no mesmo canto e ficando obsoleto. O que pode causar uma internet lenta e problemática. Por isso, é importante examinar o aparelho e saber quando é hora de trocar seu roteador.

Leia mais: Como usar o Android como roteador

1- Sinal ruim e falhando
Nem sempre a operadora é responsável pelo sinal ruim do seu WiFi. Se o roteador da sua casa tem mais de 5 anos ele pode estar obsoleto e não repassa o sinal para todos os locais da casa. Existem variedades de modelos que possuem alcances maiores e menores, além de tecnologias diversas. Confira antes de trocar o seu.

2- Muitos dispositivos conectados à mesma rede

Quando vários aparelhos se conectam ao mesmo tempo é normal que a velocidade caia. Mas quando seu roteador roda abaixo de 300Mbps isso pode se agravar. Quanto maior a potência do modelo, mais ele suportará. O sinal também pode melhorar com dispositivos de duas ou mais antenas.

3- WiFi lenta
Caso sua rede esteja lenta, mesmo após testar a velocidade do roteador. Pode ser que ele esteja obsoleto. Desligue o acessório, desconecte e reconecte os fios. Se os problemas continuarem verifique se as luzes mudam com frequência. Isso pode ser um sinal que é hora de trocar.

4- Superaquecendo constantemente
Aquecimento é um problema que pode danificar seu roteador de uma vez por todas. Desta forma ele já não redistribui o sinal da mesma maneira de antes. A temperatura compromete o funcionamento do dispositivo. Por isso, pode estar na hora de trocá-lo caso já tenha anos de uso.

5- Alcance ruim
Caso você tenha se mudado ou colocado o aparelho em outro local da casa, isso pode ser um problema. Os roteadores variam de potência e isso faz com que lugares maiores precisem de um alcance maior. Verifique se seu roteador é apropriado para o tamanho do local.

Tags: