Seu celular também tem CPU

Os smartphones possuem CPU e também funcionam da mesma forma que os computadores.

Quando falamos de CPU automaticamente associamos a palavra ao computador. Mas a sigla, que vem do inglês Central Processing Unit, significa Unidade Central de Processamento.

Os primeiros computadores ocupavam andares inteiros de prédios, depois suas funções foram melhoradas em e acopladas a um espaço cada vez menor.  No início dos anos 2000 os computadores já tinham seus CPUs do tamanho de caixas de sapato. Grande evolução para quem começou ocupando salas e mais salas.

Um PC (personal computer) hoje substitui calculadora, máquina de escrever, gravador, rádio e vários outros utensílios em pouco espaço. Assim também acontece com o celular. Os smartphones passaram por um processo de modernização que permitiu diminuir o tamanho e aumentar as funções, mas eles também possuem uma unidade de processamento que permite armazenar informações importantes do dispositivo.

É a CPU que emite as ordens para que o telefone execute as tarefas necessárias. Resposta às ligações, conexão com a internet, reprodução de sons, lâmpadas e muitas outras funções estão relacionadas à esta extensão do celular.

Celulares que substituem computadores

Esta semana houve o lançamento do New Microsoft Lumia na Colômbia. O dispositivo pode ser conectado a um monitor e teclado e servir como computador.

Os modelos Lumia 950 e Lumia 950 XL ainda não chegaram ao Brasil, mas prometem ser a grande revolução de 2016 em termos de tecnologia móvel.

 

Tags: