Signal, o lançamento do Facebook para auxiliar jornalistas

Facebook lança o Signal para competir com o Twiiter pela posição de espaço de observação de tendências dos jornalistas. Entenda o que é e como funciona.

Na última semana o Facebook lançou o Signal, uma ferramenta que vai auxiliar jornalistas a observarem as tendências e fazerem a curadoria das notícias em tempo real. Também ajuda a localizar informações importantes.

Hoje muita coisa que acontece na internet vai parar nos jornais, inclusive vídeos e fotos das pessoas que presenciaram o acontecimento. E o Signal vem para possibilitar que jornalistas e público estejam próximos na curadoria do que é notícia.

Hoje, muitos profissionais utilizam o Twitter para acompanhar o que acontece e o que é mais interessante para as pessoas. E até então era o melhor meio para esse tipo de observação instantânea.

O Signal veio com um diferencial; ele permite que veja o que está sendo comentado tanto no Facebook quanto no Instagram, rede que tem crescido no mundo. E não é só. Dá para buscar comentários das pessoas e páginas sobre um determinado tópico que esteja em alta.

Além das conversas mais populares, ele também faz um ranking, em tempo real, das figuras públicas mais mencionadas. Em relação ao Instagram, como existe a opção de perfil público e privado, somente as informações dos que marcarem como público estarão disponível para buscas de localizações e tópicos.

Agora se você gostaria que seu post fosse incorporado a uma matéria de um site, precisa marcar a privacidade como público. As postagens serão inseridas através de um simples código gerado pelo Signal.

Até o momento a ferramenta é gratuita, porém restrita a jornalistas e produtores de conteúdo e somente na versão para computador. Mas vale a pena, uma vez que ela permite que as informações coletadas sejam salvas em “coleções” para serem usadas em outro momento.

O Facebook informou que o recurso ainda está em implementação e acessível somente a um grupo selecionado e em inglês. No entanto, no futuro será disponibilizada todos os interessados. O jeito é aguardar essa maravilha. Saiba mais no site oficial.

Tags: