Pessoa utilizando o celular diante do computador

Sistema operacional: Como seu PC e celular funcionam

Já se perguntou como seu aparelho consegue (ou não) realizar tantas funções ao mesmo tempo de forma rápida? Parte disso se deve ao sistema operacional. Veja

Você já deve ter escutado falar sobre Android e Windows, por exemplo, mas você sabia que eles têm uma coisa em comum? São todos sistemas operacionais (OS). No mercado existe uma infinidade de OS para você trabalhar. Alguns mais conhecidos como o Linux, o iOS e os citados; e outros menos conhecidos pelos usuários finais, como o Solaris e o Unix.

O que é Sistema Operacional

Uma máquina, seja um computador ou um celular, tem peças responsáveis pelo funcionamento dos programas, como processador, memória etc. Para definir quando e qual programa irá utilizar cada peça existe o sistema operacional.

Ele é o mestre, gerenciando quem vai para onde e por quanto tempo. É esse trabalho que permite que consigamos utilizar diversos programas ou apps ao mesmo tempo, pois tudo acontece muito rápido.

Como funciona

A comunicação acontece seguindo a imagem abaixo. O usuário abre um programa ou app que aciona o sistema operacional para que ele controle as partes do equipamento que serão usadas e como. Ele gerencia os processos, a memória, o sistema de arquivos e a entrada e saída de dados.

Para que serve

Sem o OS o dispositivo só liga, não tendo uma plataforma para que os programas possam rodar e realizar as ações requeridas pelo usuário. Assim que a máquina é ligada, o sistema operacional assume o controle dos componentes e os prepara para rodar os programas e receber as ordens do usuário.

Ele também é o responsável pela comunicação entre a máquina – PC, smartphone ou tablet – e os periféricos, como impressora, pen drive, webcam etc.

Segurança

O sistema operacional é o responsável pela segurança dos arquivos criados e armazenados na máquina. Por isso, é tão importante mantê-lo atualizado. A cada atualização são resolvidos problemas de execução e/ou de segurança, além das melhorias.

Também é importante ter um antivírus atualizado, auxiliando o OS nesse trabalho.

Tags: