Skybox – Novo serviço do Google expande serviços online

Google comprou a companhia Skybox Images, pioneira em satélites e imagens de alta definição. Entenda o por quê.

A Skybox Imaging, empresa de satélites, foi comprada pelo Google pelo valor de US$ 500 milhões. A gigante da informática está de olho nas imagens de alta definição da Skybox. Um dos objetivos é expandir o Google Maps e alcançar também áreas mais remotas do globo, aumentando a capacidade do projeto Loon.

O Google também pretende facilitar o acesso à rede em escala global, aumentando assim o número de pesquisas e as receitas de publicidade da companhia. Seria um efeito cascata, já que essa elevação impulsionaria o uso de outros serviços do Google, como o Maps e o Gmail.

Skybox do Google irá melhorar serviços da empresa

Um porta-voz da empresa afirmou, no início de junho, quando a companhia concluiu a compra, que os satélites da Skybox vão ajudar a manter os mapas do Google precisos e com imagens atualizadas.

Além disso, espera-se que a equipe e a tecnologia da nova aquisição ajudem a melhorar o acesso à internet e a auxiliar situações de emergência em áreas em que o Google está interessado há muito tempo.

A Skybox, que atualmente tem cerca de 130 funcionários e foi fundada há cinco anos, possui software que detalha, por exemplo, o preenchimento de recipientes de óleo da instalação petrolífera Ras Tanura, na Arábia Saudita. Tudo isso via imagens de satélites, que também são capazes de contar o número de aviões que estão pousando e saindo de um determinado aeroporto

As imagens também podem ser úteis em momentos de crise política. Durante os protestos em Kiev, na Ucrânia, no início de 2014, a Skybox publicou imagens que ajudaram a detectar danos estruturais, como lojas queimadas, a movimentação nas ruas e a formação de barricadas. Os satélites da empresa também foram usados nas buscas pelo voo 370 da Malaysia Airlines, que desapareceu no Oceano Pacífico.