O que fazer e como se proteger ao perder seu smartphone

Separamos algumas dicas de como você pode se proteger caso perca seu telefone e, também, quais ações tomar caso o pior aconteça.

celular perdido ou roubado. veja o que fazer

Em 2012, a Javelin Strategy and Research entrevistou proprietários de smartphones e descobriu que apenas 38% protegiam seus dispositivos com uma senha. No ano seguinte, a Apple fez uma pesquisa similar de proprietários do iPhone, dos quais 50% disseram ter usado uma senha para bloquear seus telefones. Esses números baixos são surpreendentes, uma vez que proteger o telefone exige apenas, alguns segundos sempre que for usar, uma proteção a mais que .pode livrar de um grande prejuízo.

Aqui estão algumas coisas que você pode se proteger para a possibilidade de perder o seu telefone e algumas ações que deve tomar, se o pior acontecer:

Como se proteger

1 – Bloquear o telefone com uma senha. Se você tem um iPhone 5S use a identificação de impressões digitais ou uma senha forte. Não utilize combinações lógicas como 1234.

2 – Ative o sistema de segurança embutido no telefone, encontrado em Configurações. Em um telefone Android, chamado de Administrador de dispositivos Android. Em um iPhone é chamado Find My iPhone. Em telefones do Windows, chamado Find My Phone.

3 – Coloque seus dados de contato na tela de bloqueio do telefone. Os novos smartphones têm esse recurso incluído no sistema operacional. Se você tem um telefone antigo que não permite que você controle o que aparece na tela bloqueada, coloque o seu cartão de visita na caixa ou capa. Acredite ou não, existem pessoas boas que vão lhe devolver seu telefone, se você esquecer em um restaurante ou no táxi.

4 – Baixe o PSafe Total para Android. Que além de proteger contra vírus, consegue rastrear seu celular e inutilizar de modo remoto.

5 – Anote o número de série do seu telefone e, dependendo do caso o número de seu cartão SIM. Tenha essa informação em um lugar seguro, longe do telefone.

O que fazer se o pior acontecer

1 – Mude todas as suas senhas de redes sociais, e-mails e de acesso ao internet banking o mais rápido possível. Você não quer dar a alguém informações suficientes para roubar sua identidade.

2 – Dê uma chance à humanidade e tente ligar para recuperar o telefone.

3 – Se o telefone não for devolvido, limpe os dados do telefone. Você pode fazer isso on-line ou por meio SMS utilizando o PSafe Total Android. Para Windows Mobile, acesse https://windowsphone.com. Para iPhones, acesse https://icloud.com.

4 – Notifique sua operadora para bloquear qualquer uso da linha.

5 – Se o celular foi roubado, faça um boletim de ocorrências. Além de contribuir com a polícia para direcionar o seu patrulhamento, um B.O é indispensável para seguros e para manutenção do número do seu celular.

 

 

Tags: