Smartwatch – Gadget da Motorola será recarregado via wireless

Motorola apresentou seu smartwatch Moto 360, que terá sistema de recarregamento de bateria sem fio. Conheça as novidades.

A Motorola apresentou,seu novo modelo do relógio inteligente, o Moto 360, durante a keynote Google I/O, na Califórnia, nos Estados Unidos. O aparelho se destaca pelo design mais sofisticado que os rivais, com uma aparência mais semelhante aos relógios de pulso tradicionais.

A data de lançamento não foi confirmada, mas é esperado que aconteça ainda durante o verão no hemisfério norte (inverno no Brasil). Durante, o evento também foram lançados os smartwatchs Gear Live (Samsung) e o G Watch (LG), que estão disponíveis na Google Play Store nos Estados Unidos.

Outra provável novidade do smartwatch Moto 360 é que ele chegará ao mercado com um recurso que permitirá ao usuário recarregar a bateria do gadget através de uma conexão sem fio (wireless). O relógio inteligente da Motorola usará o Android Wear, versão do sistema operacional para dispositivos “vestíveis”. A tecnologia empregada é a Wireless Power Consortium (WPC), também conhecida como Qi, desenvolvida pelo consórcio formado por HTC, LG Electronics, Motorola, Samsung e Nokia.

Para que a energia seja transmitida entre a estação e o relógio é empregado o princípio da indução eletromagnética, que permite a geração de energia elétrica através do campo eletromagnético. Para ser recarregado, o aparelho deve ter uma bobina que deve ser aproximada de uma estação de recarregamento (indutor), que gera corrente elétrica e é transmitida para a bateria promovendo a recarga do Moto 360.

Apesar de inovador, o sistema de recarregamento wireless ainda possui suas limitações. Para conseguir fazer o recarregamento da bateria sem o uso de fios, é preciso adquirir uma estação de carregamento que, por sua vez, precisa estar conectada à rede elétrica. Ou seja, de qualquer forma, o usuário precisará estar próximo de uma tomada. Portanto, o próximo passo da tecnologia, é permitir o recarregamento remoto de dispositivos distante da rede elétrica.  

Além desse recurso, o usuário do Moto 360 possivelmente terá uma opção de controlar o gadget através de movimentos de braço e pulso. O relógio poderá ser usado para receber notificações e virá com Google Now, que fornece informações sobre previsão do tempo, eventos esportivos, horário de voos, mapas e até a frequência cardíaca do usuário.