rp_openSource2_2014-05-12.jpg

Como usar Software Open-Source com segurança

O software de código aberto concede a qualquer pessoa acesso, direito de estudar, distribuir e até mesmo alterar o software.

O software de código aberto ou open-source mudou a forma como as pessoas no mundo usam a web, tanto pessoal quanto profissionalmente – e muitos nem sequer sabem! Você pode ter um software no seu computador ou dispositivo móvel neste momento que é considerado um aplicativo "open-source". Então o que isso significa? Como o open-source é diferente de, digamos, um software que você comprou da Microsoft ou Apple?

O software de código aberto concede a qualquer pessoa acesso, direito de estudar, distribuir e até mesmo alterar o software. É considerado por muitos o ápice da colaboração na web, e, porque é geralmente gratuito, economiza aos consumidores em todo o mundo milhões de dólares anualmente. Alguns aplicativos populares de código aberto são o web browser Mozilla Firefox e GNU/Linux, que você deve conhecer melhor como o sistema operacional para o popular dispositivo móvel Android.

Mas quais são os riscos associados ao uso de um software open-source? O maior problema que esses softwares enfrentam é o fato de que os aplicativos não são atualizados com a regularidade como que deveriam. Como qualquer um pode atualizar ou alterar o software, alguma versão dele pode não estar protegida contra a mais recente estirpe de vírus de computador. Novos vírus surgem todos os dias, por isso é importante atualizar seu sistema operacional sempre que possível. Mas se um aplicativo ou um sistema operacional não tem nenhuma atualização importante para lhe dar, ou se uma das atualizações contém um vírus que um desenvolvedor iniciante desconhece, isso pode causar problemas. Você pode estar vulnerável a um vírus.

Felizmente, há uma segunda linha de defesa disponível para qualquer usuário de computador: software de verificação de vírus up-to-date. Enquanto você mantiver seu antivírus atualizado e executar as verificações com frequência, o risco do seu sistema de pegar um vírus de qualquer aplicação de código aberto que está acessando é muito menor.

Ter o PSafe Total ajuda a preencher as lacunas que os aplicativos de código aberto podem estar deixando nas atualizações importantes. Assim, você não precisa se preocupar com isso. Ele oferece suporte de antivírus e eliminou mais de 200 milhões de vírus desde 2011, dando aos usuários segurança ao navegar na Internet e ao baixar softwares open-source. Use também o PSafe Internet, navegador que vem com uma barra de ferramentas de busca configurável que ajuda a bloquear anúncios e detectar phishing e executa significativamente mais rápido que o Internet Explorer ou Google Chrome.

Não é para criar aversão aos softwares open-source, que estão disponíveis para qualquer um, a qualquer momento e podem ser alterados para atender às necessidades de todos. Mantendo seu antivírus atualizado e a atenção ao navegar pela Internet, você poderá desfrutar da web colaborativa, aberta e com tudo o que tem de bom para oferecer.