rp_Spyware_2014-05-14.jpg

Spyware : O que são e como remover Spywares

Os spywares podem coletar informações de navegação do usuário, para vender essas informações. Quer evitar esse problema? Confira aqui nossas dicas.

Os spyware são softwares projetados para rastrear seus hábitos na Internet, inicialmente voltados para ambientes corporativos, mas já disseminados entre os usuários finais, com o propósito de distribuir propaganda.

Conhecidos como programas espiões utilizados para captar informações sobre os costumes dos usuários ao trafegar na internet. Esses dados são vendidos para criminosos ou empresas (já que alguns spywares são instalados de forma legítima), para serem usados na geração de anúncios “customizados” para você. Esta técnica é adotada pelo Google e Facebook.

Alguns spywares mais avançados também podem roubar senhas ou formulários inseridos pela vítima durante a navegação.

Como são instalados no computador

A maioria dos spywares focam o sistema operacional Windows. E, entre as empresas mais conhecidas de spyware estão Gator, Bonzi Buddy, 180 Solutions, DirectRevenue, Cydoor, CoolWebSearch, Xupiter, XXXDial e Euniverse. Veja como elas introduzem o espião nos computadores:

Uso de co-instalação: enviam o programa ocultamente como parte de outro software.

Download guiado: quando um site ou janela de pop-up tenta instalar automaticamente o programa no dispositivo.

Junto a melhorias do browser: como parte de programas de melhorias, como barra de tarefas, animações e caixas de pesquisa adicionais.

Mascarado de anti-spyware: inimigo disfarçado de ferramenta para detectar e remover spyware.

Dicas para evitar o contágio por spyware

– Seja seletivo com os downloads que faz em seu computador

– Leia os contratos de licença

– Fique atento a golpes de anti-spyware

– Cuidado com anúncios clicáveis

– Mantenha seu navegador de Internet atualizado

– Faça verificações frequentes

Como remover spyware

Muitos spywares podem ser removidos com uma simples limpeza nos arquivos temporários do navegador, uma vez que a coleta de informações pode ser feita pelos cookies (pequenos arquivos com informações básicas, criados ao acessar um site pela primeira vez).

Quando instalados, danificam a memória RAM e a capacidade de processamento dos computadores, deixando-os lentos e praticamente impossíveis de usar.

Veja o dicionário de vírus completo.