Startups cariocas de tecnologia ganham página no Valor Econômico

PSafe Tecnologia e Passei Direto no Valor Econômico.

Empresas de destaque

Passei Direto: Sabemos que a mesma ideia pode surgir em duas cabeças, em lugares e tempos diferentes, mas o que poderia criar duas empresas concorrentes, um desafio de R$ 100 fez o dever de reunir. Idealizado por Rodrigo Salvador (2007) e André Simões (2008), o portal Passei Direto, que conecta estudantes brasileiros em uma plataforma para colaboração de resolução de exercícios educacionais ganhou vida efetivamente em 2013, após Rodrigo prometer a um amigo o valor acima caso encontrasse alguém capaz de programar o endereço na internet, mais um ano de testes.

Em menos de um mês, um terço dos alunos da PUC estava cadastrado, sem nenhum investimento em Marketing. O portal possui hoje 2 milhões de usuários, de 2.500 diferentes faculdades e conta com cerca de 300 mil estudos catalogados.

PSafe Tecnologia: aberta em 2010, a empresa desenvolveu um aplicativo gratuito de segurança para smartphones, PSafe Total para Android, que, com mais de 6 milhões de instalações, se tornou o app Brasileiro gratuito #1 de downloads da Google Play no Brasil e ocupa a 7ª posição no ranking geral da loja. A PSafe também oferece uma solução completa de segurança e otimização para Windows e Mac, chamado PSafe Total, e possui navegador de Internet integrado com loja de aplicativos e conteúdo customizável, o PSafe Internet, que ainda bloqueia endereços URLs maliciosos e anúncios online.

Investimento para torna-las rentáveis

As duas empresas têm em comum uma grande base de clientes, mas ainda não geram lucro a seus sócios e investidores. Para começar a angariar retorno, os dois empreendimentos contam com o auxílio do Grupo Xangô, grupo de investimento carioca focado em desenvolver negócios digitais, baseados em nuvem e escaláveis, sempre com participação inferior a 50% do negócio, como forma de incentivar a gestão e o empreendedorismo nestas novas corporações.

Os próximos passos serão dados em 2014, quando a Passei Direto espera atingir a marca de 2,3 milhões de estudantes universitários cadastrados, ou um terço do contingente de estudantes brasileiros desse nível escolar. A partir do alcance da meta, a empresa focará em receitas provenientes de relacionamento entre universidades, empresas e esses estudantes. Já o objetivo da PSafe é chegar ao final deste ano com 100 milhões de usuários ativos.

A matéria de Paulo Brito, publicada no jornal Valor Econômico de hoje, entrega a fórmula de sucesso de sobrevivência no mercado ao destacar duas empresas do Grupo Xangô: combinar tecnologia, inovação e ousadia. Aqui não tem segredo, por isso listamos todos os ingredientes adicionais: aposta, foco, entrega, inquietude, complementariedade e determinação de uma equipe jovem fazer acontecer. Claro que tudo isso não basta, é importante descobrir o ponto de inovação que irá fazer com que a empresa ganhe tempo para se consolidar no segmento que pretende atuar, antes da incursão de novos concorrentes.

Tags: