Como funcionam as sugestões de pesquisa no Instagram

Saiba como o algoritmo do Instagram trabalha e entenda como você pode editar suas sugestões de pesquisa.

O algoritmo do Instagram associa dados de comportamento dos seus usuários, como comentários, hashtags, localização, perfis que seguem e interagem para oferecer uma experiência personalizada na rede social. Ou seja, para que você veja aquilo ou quem mais te interessa no seu app.

No entanto, de anúncios que espelham sites recentemente acessados a sugestões de pesquisas que relembram contas que o usuário visitou há semanas, a forma como o Instagram usa esses dados para oferecer essa experiência personalizada pode deixar muita gente contrariada.

Seja por curiosidade, cuidado com a privacidade ou simplesmente porque você quer gerenciar como bem entender a sua conta. Entenda a seguir como as sugestões de pesquisa do Instagram funciona e como editá-las:

Leia mais: como saber onde o Instagram está logado?

De que forma o algoritmo do Instagram funciona?

As sugestões de contas no campo de pesquisa do Instagram são baseadas em vários critérios, sendo o mais importante deles o seu próprio histórico de pesquisa e interação.

A menos que seu histórico tenha sido limpo recentemente, as contas sugeridas normalmente serão aquelas pesquisadas por você e cujas fotos foram acessadas ou ainda aquelas que você visita com frequência e com quem você interage mais por mensagem, curtidas e comentários.

Mas como limpar o histórico de pesquisa?

Para limpar suas últimas pesquisas, basta ir até seu Perfil > Configurações > Histórico de Pesquisa > Limpar Histórico de Pesquisa.

Desta forma, suas pesquisas mais recentes por contas, localizações ou hashtags não aparecerão na seção Pesquisar do seu Instagram.

E para tirar sugestões de busca no Instagram mesmo depois de limpar o histórico?

Quando você limpa seu histórico, o Instagram apaga somente as pesquisas mais recentes, isso significa que as sugestões continuam aparecendo. Para quem deseja escondê-las ou apagá-las, o app conta com a opção “ocultar”.

  1. Abra o Instagram e toque no ícone de “lupa” na barra inferior da tela. Depois, toque na barra de pesquisa na parte superior da tela.
  2. Mantenha o dedo pressionado por alguns segundos sobre a sugestão de pesquisa do Instagram para usar a opção “Ocultar”.

Não quero aparecer como sugestão: o que faço?

Da mesma forma que sugestões aparecem para você, você também pode ser uma “sugestão para seguir” no perfil de outros usuários. Caso não queira que isso ocorra, você pode recorrer a uma configuração do Instagram.

Faça login no Instagram Web, clique no ícone de perfil, que fica no canto superior direito e desmarque a opção de “Sugestões de contas semelhantes”. Salve em seguida para concluir a mudança.

Leia também: Veja o passo a passo de como apagar mensagens no Instagram Direct

Mais privacidade!

Todo mundo, usuário ou não, pode conferir como e quais informações a rede social coleta de seus usuários no documento de Política de Privacidade do Instagram. Para isto, basta acessar o ícone de configuração do seu perfil (para usuários) e escolher a opção Política de Privacidade. Ou, ainda, acessar o endereço.

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, a Política de Privacidade do Instagram é coerente com a de outras redes sociais e apps que relacionam informações do usuário e integram anúncios de publicidade em sua navegação. De qualquer maneira, para quaisquer dúvidas, o usuário pode acessar a seção de Suporte e “relatar um problema” ou consultar a “Central de Ajuda”. Ambos podem ser encontrados também nas configurações.

Agora, se você quer aumentar sua privacidade, você também pode usar aplicativos que oferecem uma ferramenta de senha extra, como o dfndr security. O app permite criar uma senha exclusiva para suas redes sociais, impedindo, assim, que curiosos ou intrusos com acesso ao seu celular entrem no Instagram, Facebook, WhatsApp, etc. Para baixar grátis, é só clicar aqui.

Instale o dfndr security.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: