Tablets já têm espaço garantido entre os gamers

Os jogos de ponta já não são mais exclusividade dos consoles. Confira algumas mudanças que aproximaram os tablets dos jogadores tradicionais!

Ótimos games não são mais exclusividade dos consoles ou computador. Cada vez mais é comum vermos grandes títulos tomando conta de smartphones ou tablets. A integração dos dispositivos com a TV  – ou até mesmo com joysticks – é um aspecto bem importante para justificar a força que esse tipo de produto vem ganhando no mercado dos fanáticos por game. E essa tendência não está se consolidando à toa.

Para começar, as desenvolvedoras enxergaram grande potencial no mercado de dispositivos móveis. Como quase todas as pessoas possuem um smartphone ou tablet, os jogos desenvolvidos não precisam mais necessariamente ser reféns de uma determinada plataforma ou console. Por isso, vários sucessos e campeões de vendas acabam ganhando sua versão mobile – até mesmo por conta da facilidade de popularização pelo preço baixo dos apps e disseminação com a Google Play, Apple Store e Windows Store.

Batman Arkham: Origins e Injustice: God Among Us são alguns exemplos. Ambos os games tiveram um marketing pré-lançamento e desempenho comercial bem alto. Aproveitando essa força, a Warner Bros. lançou versões modificadas dos jogos para Android e iOS, mudando sua jogabilidade para se adequar à experiência dos tablets. Outra estratégia utilizada foi a de liberar recursos exclusivos no console para quem possuísse a versão mobile e vice-versa. Mesmo sendo mais limitada que um PlayStation 3, a versão desses games para tablets trouxe excelentes resultados de mecânica e desempenho gráfico, que acabou gerando uma adesão bem grande.

Além disso, dispositivos móveis possuem vários gadgets que podem auxiliar o usuário na hora de jogar. Mouses e teclados sem fio, controles especializados e integração com a TV: tudo é válido para melhorar sua experiência com os games. Para tentar dar unidade a todas essas funções, a Nvidia até chegou a lançar o Nvidia Shield, um híbrido de console portátil e tablet Android. A ideia da empresa era oferecer um produto com alta capacidade de processamento para jogos mobile e, assim, expandir o mercado e o nível dos games deste nicho. O produto não teve uma popularidade tão grande, mas o conceito abriu caminho para uma nova forma de encarar os games móveis.

Outra novidade bacana e que vem ganhando bastante força é a dos bonecos. Sim, bonecos! Skylanders ou Disney Infinity, os jogos com personagens “próprios” estão com tudo. Você compra a versão física do herói em alguma loja de brinquedos e “transporta” ele para dentro do seu tablet. A variedade de opções e os preços não tão caros acabam popularizando esse tipo de produto, principalmente entre o público infantil. Afinal, quem não quer pegar o Homem-Aranha ou Hulk da sua estante e comandar ele no videogame?

Seja por qual motivo for, o lugar de games cada vez mais é nos dispositivos móveis. E você, qual é seu jogo mobile preferido? Deixe nos comentários!

Tags: