Diga adeus à confusão dos cabos!

Cansado de todos os fios conectando os aparelhos eletrônicos e internet? Conheça a tecnologia chamada Skylake baseada em sinal wireless.

Intel WiG

Hoje em dia já é possível acessar a internet sem o auxílio de cabos e controlar aparelhos eletroeletrônicos por comandos de voz ou gestuais. Nada é mais natural e, principalmente bem-vindo, que eliminar a maior parte dos fios que conectam PCs aos seus componentes.

Ficava muito feia toda aquela confusão de cabos que, a cada aparelho que utilizávamos junto ao computador, só fazia crescer. Mas a Intel apresentou, recentemente em uma feira de tecnologia, em Taiwan, o que parece ser a solução para o dilema.

A empresa criou uma plataforma baseada em sinal wireless, a Skylake. O periférico será capaz de conectar monitores, mouses, teclados, microfones e dispositivos externos que estejam nas proximidades do gabinete. O sinal batizado WiGig promete atingir  uma velocidade de até 7 gigabytes/segundo. A previsão é que o Skylake chegue ao mercado em 2015.

E as novidades wireless não pararam por aí. A Intel apresentou também um dispositivo capaz de recarregar aparelhos próximos a ele. Basta apoiar o eletrônico sobre a superfície do Rezence para ele iniciar o processo de recarga.

O gadget, que funciona com base no sistema de ressonância magnética, se mostrou bastante eficaz ao carregar até três aparelhos simultaneamente, mas ainda não foi definida a data para ele chegar às lojas.

Para muitos as novidades surgem como um fim ao famoso ‘ninho de ratos’ caracterizado pela confusão de fios.  Contudo, muita coisa ainda precisa ser feita para determinar de vez a extinção dos cabos.

Quem sabe no futuro possamos ligar todos os aparelhos à energia elétrica sem auxílio de fios. Para os entusiastas seria uma vitória, mas resta saber o quanto estas novidades custarão para o consumidor final. No entanto, comparado aos ‘ninhos’ de hoje, não resta dúvida de que o wireless é uma dádiva que veio pra ficar.