3 formas de identificar se o e-mail recebido é um golpe eletrônico

A PSafe listou para você três formas de indentificar se o e-mail que você acabou de receber contém vírus sendo, de alguma forma, um golpe eletrônico.

email

O crescente fluxo de e-mails bombardeando as caixas de entrada pode baixar as defesas de até a pessoa mais cautelosa. Ainda mais quando o e-mail aparenta ser de uma pessoa conhecida. Na pressa da internet, qualquer um pode ser vítima de um golpe por puro descuido. Os hackers atualizam constantemente suas técnicas de fraudes por correio eletrônico e phishing para encontrar novas formas de enganar as pessoas inocentes.

Um golpe cada vez mais frequente é transformar o e-mail do infectado em um zumbi que dispara mensagens para todos os contatos. Assim, os criminosos aproveitam de sua familiaridade com seus amigos, aumentando as chances de que clique em links suspeitos e download dos arquivos anexos.

A falsificação de e-mails é extremamente difícil de evitar. Por isso, selecionamos as três dicas abaixo para você identificar esse tipo de e-mail e reduzir suas chances de golpe:

1. Comprove o endereço de correio eletrônico do remetente

Quando você recebe uma mensagem de um "amigo", dê uma olhada no endereço de correio eletrônico que o enviou. Se o endereço de correio eletrônico não coincide com o endereço de correio eletrônico de seu amigo, não faça clique nos links nem abra os dados anexos no e-mail.

 

2. Pedido de informação pessoal

Nenhum amigo pediria informação como número de identidade, contas bancárias ou senhas via e-mail. Nem um amigo incluiria um link que o encaminhe para um formulário que solicite esta informação. Não importa quanto autêntico pareça o e-mail, nesta situação, o melhor a fazer é ignorar.

 

3. E-mails sem texto com anexos

Às vezes, e-mails que pareceriam legítimos, não têm nenhum texto no corpo. No entanto, só contêm imagens anexas. Estas mensagens são perigosas porque elas podem levar ao download de arquivos suspeitos. Uma boa forma de evitar este tipo de golpe é ter o hábito de estar atento ao ícone de arquivo anexo quando você receber um e-mail. Um ícone de anexo frequentemente parece um pequeno clipe no extremo da linha de assunto. Embora seja uma boa ideia estar alerta para arquivos anexos importantes de todas as formas, fazer isto também pode ajudar a economizar o desgosto de abrir um correio eletrônico malicioso.

 

Tags: