Tutorial: como enviar arquivos pelo WhatsApp

Quer aprender a compartilhar documentos com seus amigos ou grupos do WhatsApp? Confira

Você conhece o sistema de compartilhamento do WhatsApp? Liberado nas atualizações recentes, a novidade permite que usuários compartilhem arquivos com outras pessoas utilizando o aplicativo de celular ou a versão web do serviço. Com ele, é possível enviar para seus amigos praticamente qualquer tipo de arquivo. Aprenda como!

Leia também: 3 passos simples para usar o WhatsApp no computador

Primeiro, você deve conhecer quais tipos de arquivos são permitidos. Os tradicionais do Microsoft Office (produzidos pelo Word, Excel e Power Point) e imagens de diversos formatos são suportados pela plataforma. Aliás, se você estiver tentando compartilhar um arquivo incompatível, o próprio WhatsApp irá informá-lo sobre isso.

Depois, independente de estar na versão mobile ou WhatsApp Web, basta clicar no ícone de “clipe” no topo da tela e selecionar a opção “Documento”. Depois, basta indicar qual arquivo deseja compartilhar e, se a pessoa ou todos os membros do grupo que você deseja enviar estiverem com o aplicativo atualizado, a transferência irá começar.

Ainda existe um truque para o caso de você não conseguir compartilhar algum arquivo específico. Para isso, basta alterar a extensão do arquivo para um formato suportado pelo WhatsApp (.doc, por exemplo). Em alguns casos, basta alterar isso renomeando o próprio arquivo. Em outros, é necessário baixar o aplicativo do DropBox e compartilhar o link para download via WhatsApp mesmo.

Gostou da dica? Você utiliza muito essa função do WhatsApp? Mande sua opinião em nossos comentários!

Tags: