Tutorial: instale qualquer aplicativo no Android Wear

Neste post, explicaremos um passo a passo para você conseguir rodar os seus apps prediletos no seu gadget com Android Wear.

Nem todos os aplicativos que conhecemos para Android tem uma versão para dispositivos wearable. No entanto, há uma forma de instalar qualquer app nestes devices. Neste post, explicaremos um passo a passo para você conseguir rodar os seus apps prediletos no seu gadget com Android Wear. Mas atenção: se não tiver conhecimentos básicos de programação peça ajuda a um especialista. 

1- Instale o ADB

O Android Debug Bridge (ADB) permite que você tenha acesso de desenvolvedor ao dispositivo. Baixe o SDK do Android, disponível no site.

2 – Prepare os dispositivos

No smartphone, vá em Configurações/Sobre o Telefone. No menu a seguir, aperte várias vezes o Número da Versão, até que apareça a mensagem "Você é um desenvolvedor". Volte ao menu Configurações. Note que apareceu a opção Programador. Nesta opção ative a Depuração USB.

Siga o mesmo procedimento no Android Wear.

3 – Faça o PC reconhecer os devices

Conecte o smartphone por USB no computador. Se os drivers estão instalados, abra o Prompt de Comando e digite "adb devices". O dispositivo deverá aparecer na lista.

Agora será preciso fazer com que o smartwatch seja reconhecido também. Conecte-o no PC via USB. Logo após digite o comando:

adb forward tcp:4444 localabstract:/adb-hub

adb connect localhost: 4444

4 – Instalando APK

Após preparar o computador e os dispositivos, chegou a hora de instalar os aplicativos no Android Wear.

Faça o download do APK no computador. Aqui, usaremos o exemplo do emulador Nesoid. Logo após digite o comando:

adb -e install Downloads/Nesoid.apk

Após executar o comando ele já aparecerá na lista de aplicativos do Android Wear.

5 – Configurando o APK

Com o aplicativo instalado no dispositivo, é muito comum que ele fique desproporcional visualmente, graças à tela menor do smartwatch. Visualize a quantidade de pixels do app com o comando:

adb -e shell wm density

Você pode diminuir a quantidade de pixels adicionando um número menor no final do código:

adb -e shell wm density 200

6 – Instalando ROMS

No caso do Nesoid, será preciso instalar as ROMS para você jogar. Faça o download das roms que queira instalar. Neste caso utilizaremos o exemplo do Super Mario Bros. Depois digite o comando:

adb -e push Downloads /SuperMarioBros.nes /sdcard/

7 – Fechando o APP

Digite o comando:

adb -e shell am force-stop com.androidemu.nes

Vale lembrar que por limitações do tamanho da tela e de configuração de hardware do smartwatch, o aplicativo que você quiser instalar pode apresentar instabilidade, como crash repentino. Além disso, alguns apps podem consumir bastante recursos e diminuir a autonomia da bateria. Também não é possível instalar aplicativos que utilizem a internet, por conta da API do Android Wear.

Tags: