Twitter anuncia novas funções

Quem tem uma conta no Twitter, vem acompanhando o crescimento da rede no Brasil.

Com oito anos de existência e um de operações no País, com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, e 40 funcionários, o microblog viu saltar o percentual nacional de usuários ativos em plataformas móveis de 40% para 65%, enquanto a média mundial está em 76%.

Consciente de que precisa trabalhar para manter o interesse do internauta na rede social e, para isso, permitir novas interações e conexões, o Twitter atualizou ontem, para iOS, uma nova função, já conhecida de quem utiliza o Facebook, e, a partir de agora, os usuários Apple poderão marcar pessoas nas fotos tweetadas.

Mas se você não quer ser marcado por estranhos ou qualquer amigo, você pode editar as permissões nas configurações. O objetivo é incrementar a construção de networking na rede social, ampliando o alcance das publicações. Quem tem Android ou usa o Twitter via desktop terá que esperar um pouco mais, mas, em breve, também terá acesso à funcionalidade.

A etapa seguinte é permitir a publicação de múltiplas fotos em um mesmo tweet, que serão mostradas numa colagem de quatro itens, permitindo visualização instantânea. As novidades não param por aqui e, entre testes e rumores, separamos para você o que pode e o que não pode vir por aí.

#onTV

Em teste na Índia, pode fazer sucesso por aqui. O Twitter vem sendo apontado no Brasil como uma rede social intimamente ligada à televisão. A maior parte dos tweets são a respeito de programas televisivos e eventos.

A conexão do Twitter com a TV permite ao proprietário de uma TV inteligente acompanhar na mesma tela da atração, o histórico de tweets produzidos a respeito dela, podendo organiza-los em uma linha do tempo; visualizar as linhas do tempo de membros do elenco e seus tweets; acompanhar os programas mais vistos e comentados e, a partir dos Trending Topics, escolher o que irá assistir.

Fim do RT

Calma, você ainda pode compartilhar conteúdo de terceiros, mas a função trocou de nome, antes retweet, agora compartilhar com seguidores. A mudança causou alvoroço na rede, que recebeu uma enxurrada de tweets comparando a rede social ao Facebook.

Fim do @ e #

Dick Costolo e Vivian Schiller, respectivamente CEO e diretora de Notícias da empresa, causaram alvoroço na web entre os heavy users do Twitter após preverem o possível fim do @, para endereçamento, e da #, para busca. A ideia não é eliminar a função, mas simplifica-la para que novos e eventuais usuários Twitter tenham maior facilidade no seu uso.

As respostas poderiam ser enviadas clicando em uma seta direcional, como funciona nas conversas da timeline. Já a hashtag seria camuflada para não atrapalhar usuários que não sabem usar a funcionalidade.

O que não muda são os 140 caracteres. A rede criada por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, em 2006, quer incentivar o uso da ferramenta por novos entrantes do mundo móvel, após a popularização dos smartphones.

E, para isso, busca simplificar a interface para que fique mais intuitiva, exigindo menor compreensão da tecnologia para utiliza-la. Outra ação nesta direção é a quantidade de versões do Twitter para celulares que existe, com adaptação da rede social às diferentes plataformas de telefones, desde os mais simples até os mais complexos.

Tags: