Uma breve introdução ao Android

Se você comprou recentemente um smartphone Android, ou está pensando em comprar um, você está em boa companhia. O sistema operacional de celulares do Google está presente em aproximadamente […]

Se você comprou recentemente um smartphone Android, ou está pensando em comprar um, você está em boa companhia. O sistema operacional de celulares do Google está presente em aproximadamente 80% dos dispositivos em todo o mundo, superando a popularidade do iPhone da Apple onipresente em muitas regiões. Ter um smartphone equipado com Android pode abrir um mundo novo e excitante de informações sob demanda e acessibilidade. Se o Android é novo para você, aqui estão algumas dicas úteis para você começar.

1) Configure sua conta Google

Se você não tiver uma conta do Google (por exemplo, um endereço de e-mail YourName@gmail.com), você vai precisar de uma, a fim de usar o seu Android. A conta do Google vai muito além de uma simples caixa de correio eletrônico; você também terá acesso ao Google Calendar, Maps, Google Drive, YouTube e Google +.

Configurar uma conta é simples e você pode fazê-lo a partir de um PC antes mesmo de comprar o seu novo aparelho Android. Basta ir para a página inicial do Google e seguir as instruções para criar uma nova conta. Depois, com seu novo telefone, você poderá fazer login em sua conta do Google e transferir automaticamente seus contatos do Gmail para o seu telefone, mas é sempre uma boa ideia verificar de vez em quando para certificar que seu Android permanece em sincronia com seus contatos do Gmail e Google Calendar. Ter o seu e-mail, calendário, cloud drive, e os contatos atendidos pelo mesmo sistema operacional é maravilhoso para organização pessoal.

2) Gerencie seu plano de dados sabiamente

Alguns planos oferecem dados ilimitados, mas se o seu não, é sempre uma boa ideia saber a quantidade de dados que o seu telefone está consumindo, assim você pode evitar uma conta alta inesperada. Estudos recentes têm mostrado que o Android, em especial, consome mais dados do que a maioria dos smartphones no mercado: em média, cerca de 2,2 GB por mês.

Aplicativos geralmente usam uma grande quantidade de dados quando não estão transferindo informações através de uma rede Wi-Fi. Se você vai para o menu "Configurações" e seleciona "Wireless e Redes", você consegue ver quais aplicativos estão usando o maior número de dados. Você tem a possibilidade de configurar os aplicativos para "Wi-Fi apenas", se quiser, o que é uma boa maneira de manter os gastos de dados baixos. Dentro desse mesmo menu Uso de dados, você também pode definir um alerta sempre que você estiver chegando perto de seu limite.

3) Mantenha-se seguro ao navegar na Internet

O Android é, essencialmente, um mini computador ligado na web, de forma que é preciso tomar as mesmas precauções que você faria com o seu PC, como não abrir anexos de e-mail suspeito ou clicar em links desconhecidos.

Assim como o seu PC faz, um dispositivo móvel Android pode se beneficiar enormemente com a execução de software antivírus atualizado. A PSafe oferece proteção antivírus adaptados especificamente para o Android. Além de defesa contra phishing e bloqueio de chamadas de spam e mensagens SMS, o PSafe Total também inclui um monitoramento de consumo de dados para ajudar você a manter o controle de seus dados móveis e um gerenciador de aplicativos que irá desinstalar todos os programas indesejados para uma melhor vida útil da bateria e otimização de desempenho. Usando um programa como o PSafe será possível ter tranquilidade para desfrutar o poder e a conveniência de seu novo dispositivo, sem que corra o risco de inutilizar o seu Android.
 

Tags: