Uma falsa atualização do WhatsApp rouba dados bancários de usuários Android

Essa não foi a melhor semana para o serviço de mensagens mais usado do mundo. Uma falsa atualização do WhatsApp anda circulando pela internet.

Um novo malware disfarçado de atualização do WhatsApp está se espalhando rapidamente. O ataque dá acesso total aos criminosos ao telefone do usuário, com o objetivo específico de roubar informações e dados bancários que estejam armazenadas no celular ou em qualquer aplicativo instalado.

Mais uma vez, os primeiros afetados com essa falsa atualização do WhatsApp foram os usuários Android que sempre são o grande alvo dos ciber criminosos.

A falsa notificação não vem diretamente da Google Play, mas de uma janela pop-up aleatória. E, mesmo assim, tem conseguido enganar centenas de usuários com uma advertência de que se não fizer a atualização, o usuário perderá todas as informações armazenadas até aquele momento.

Veja também: O que escolher: segurança ou performance mobile?

O maior número de casos está entre os usuários da Associação de Bancos de Singapura (ABS), mas as instituições responsáveis já tomaram providências quanto a isso enviando informações sobre o assunto a todos seus clientes.

De acordo com as empresas de segurança tecnológica como Tripwire, existem mercados mais vulneráveis a este tipo de ataque, que não é o caso dos EUA e do Reino Unido, mas sim dos mercados de países emergentes. Por esse motivo, vale sempre muito a pena investir na divulgação de informações aos usuários latinos americanos quanto à existência dessas ameaças.

Proteja-se dessa falsa ameaça!

Comente com todo mundo sobre a falsa atualização. Avise que qualquer notificação que não venha da Google Play pode ser uma tentativa de fraude e que, muitas vezes, só é percebida pelos usuários quando já é tarde demais.

Por fim, baixe um bom antivírus como DFNDR Security no seu celular Android evitando assim qualquer tipo de problema com ataques, malwares ou vírus. Proteja-se!

Tags: