É perigoso usar o celular dentro do avião?

O uso do celular dentro de aeronaves deve ser liberado ou não? Veja os argumentos e tire sua conclusão!

Medidas de segurança aérea existentes

Medida de segurança proíbe uso de celular em avião

O debate parece contínuo: deve ser permitido o uso de telefone celular dentro de aviões? Faz vários anos muitos achavam que o uso de celulares em aviões interferia nos drivers de comunicação e poderiam causar acidentes fatais. Evidências recentes mostram que a interferência de telefone celular não é tão proeminente como se pensava, e isso reinicia o debate sobre suas diversas vantagens e desvantagens.

Embora seja um pequeno risco, existe a possibilidade de que o uso do telefone celular pode causar estragos em um avião. Neste cenário, uma rede celular com falha pode causar interferências eletromagnéticas que podem interromper a comunicação entre os pilotos e a torre de controle. A interferência de sistemas da aeronave continua sendo um risco, apesar da pequena probabilidade de ocorrência.

"Não é dizer que um telefone pode derrubar um avião", diz o engenheiro da Boeing, Kenny Kirchoff. "Isso não é realmente o problema. A questão é interferir na aeronave e causar mais trabalho para os pilotos durante fases críticas do voo".

Já é permitido usar telefones celulares em aviões

Todos nós sabemos quão rigorosa é a segurança aérea nos dias de hoje. Não nos é permitido nem mesmo levar água engarrafada de casa no avião. Além disso, você não pode levar agulhas, furadores, bastões de críquete etc. Por quê? Porque há uma pequena chance de que qualquer um desses objetos pode resultar perigoso para os outros passageiros, por várias razões.

Se os telefones celulares fossem verdadeiramente perigosos, então seria lógico que sejam proibidos totalmente a um passageiro. As companhias aéreas são extremamente cautelosas quando se trata de segurança, de modo que se o celular representasse risco significativo, estaria totalmente proibido, ao invés da emissão apenas de uma advertência.

Apoiando a ideia de que o uso de telefones celulares durante o voo não é perigoso, várias companhias aéreas, como a Lufthansa e VirginAtlantic, de certa forma oferecem aos passageiros a oportunidade de usar seus telefones quando eles já estão no ar. Mais uma vez, muitos argumentam que se uma característica assim colocasse em risco a vida dos passageiros e outras aeronaves no ar, os regulamentos seriam rígidos, mas não são. Alguns argumentam que os consumidores devem esperar para ter serviços, como o uso de telefones celulares, talvez pensando cobrar por eles no futuro, como algumas empresas aéreas já fazem com refeições.

Uso de celular com avião no ar segue proibido

Por que não deveria ser permitido usar celular durante o voo?

Eles são um incômodo

Além de um bebê chorando (coitado!), talvez não tenha incomodo maior que se sentar ao lado de alguém que está falando em seu telefone celular durante horas. Provavelmente a conversa não é de interesse para sua vida ou pontos de vista, então por que você deve se submeter a suas longas conversas apesar de pagar por uma passagem? O argumento mais compreensível para proibir o uso de celulares em aviões é que pode ser potencialmente perturbador para os outros passageiros. Imagine alguém querer aproveitar as 8h de voo para resolver problemas de trabalho? OMG!

Os sinais são ruins

Estar a vários milhares de metros de altura no ar pode afetar até mesmo o serviço de telefonia celular mais confiável. Enquanto o uso esporádico de dados pode ser possível, não é realista esperar nenhuma interferência de sinal ao fazer uma chamada de voz. Nesse sentido, a não ser que a chamada seja muito importante deve poder esperar, em especial considerando o sinal ruim.

 

Tags: