Dispositivos USB – Como proteger contra vírus?

Pela facilidade de usar os disposivos USB como os pendrives, estamos sujeitos a ameaças de vírus, malwares e softwares maciliciosos.

pendrive diferente em forma de porquinhos

Muito utilizados para garantir mobilidade a grandes arquivos, que não podem ser enviados por e-mail e/ou que não contam com uma conexão de internet, os dispositivos USB trazem na esteira do seu uso, muitos riscos à saúde de computadores, celulares e tablets.

Por sua portabilidade, facilidade de acesso e baixo custo, estão disseminados na sociedade e hackers se utilizam de diversas maneiras para infectar e controlar seu drive USB, como um pendrive, por saber que poderá ser usado em diversos aparelhos e auxiliá-los na tarefa de espalhar malwares. Outra característica que chama atenção de criminosos é o fato de a maioria destes dispositivos estar definida para executar automaticamente, o que significa que será aberto quando você conectá-lo ao computador, transmitindo todas as ameaças. E ainda, a opção deletar não remove o arquivo, mas mascara-o para não ser acessível, ao menos para o usuário comum, já para os hackers… Então, siga algumas recomendações para garantir segurança e privacidade ao utilizar drives USB:

– Seja vigilante. Por ser pequeno, pode ser facilmente perdido.

– Desabilite a função auto-run no seu computador. Assim, caso o USB contenha algum malware, ele não será transferido para sua máquina no momento de conexão.

– Cuidado ao espetar seu pendrive em qualquer computador e não o compartilhe com pessoas que não tenham comportamento defensivo contra ameaças virtuais.

– Mantenha um software de segurança no seu computador e o acione a cada vez que inserir um dispositivo USB no seu computador.

Tags: