Use o internet banking com segurança!

Uma das facilidades da internet é poder efetuar vários serviços sem precisar sair de casa. Por isso, muita gente acessa a sua conta bancária através do computador. É […]

Uma das facilidades da internet é poder efetuar vários serviços sem precisar sair de casa. Por isso, muita gente acessa a sua conta bancária através do computador. É cômodo, prático e você consegue cuidar melhor da movimentação financeira, não é mesmo? O problema acontece quando você não toma todas as precauções e a sua segurança digital fica afetada.

Porém você não precisa ficar receoso e deixar de usar o internet banking. É só ler este texto do blog da PSafe e saber como se proteger!

Segurança bancária

Um dos golpes virtuais que mais aterrorizam os usuários de internet é a possibilidade de um hacker ter acesso aos dados bancários e de cartão de crédito. Com estas informações, o criminoso pode causar perdas financeiras ao usuário e trazer vários transtornos. Então, a dica é continuar usando o internet banking sem colocar as suas informações pessoais em risco.

A primeira atitude, portanto, é evitar acessar o banco através de computadores ou rede públicos. Isso significa que você não deve acessar a sua conta nem através de um dispositivo compartilhado com outras pessoas, nem através de um dispositivo pessoal (PC, tablet, smartphone, etc) numa rede pública, o conhecido wi-fi. Por isso, sempre que quiser acessar o internet banking, prefira usar o computador de casa, na sua própria rede.

Outro item importante é ter o dispositivo de segurança disponibilizado pelo banco. Cada instituição financeira possui a sua forma de segurança e pode ser por token, cartão de senhas, smartcard, etc. Utilize sempre estes códigos, que dificultam o roubo de dados. No entanto, uma senha forte é importantíssima para evitar problemas com hackers. Nunca utilize datas, mesmo que só você saiba, porque a combinação é limitada. Prefira inserir outras combinações de números, que sejam mais difíceis de se detectar. Alguns bancos também exigem o cadastramento do computador para poder efetuar movimentações bancárias. Este é um método de segurança, mas não é o mais confiáveis, já que algumas ameaças conseguem aplicar as fraudes diretamente do PC do usuário – e, neste caso, o cadastramento impede o golpe.

O último requisito exigido para acessar o internet banking com segurança é conferir todos os itens da página para garantir que está acessando um site verdadeiro e que não possui problemas. Como o clone de sites de bancos é bastante simples, não é indicado que você observe apenas os aspectos visuais do site. É preciso também que você observe o cadeado de segurança, localizado na barra de endereços do navegador. Quando o cadeado aparecer fechado, significa que o site está criptografado, ou seja, é seguro. Já se o cadeado estiver aberto, feche a página antes de digitar a sua senha.

Há ainda o mito de que a digitação da senha falsa identifica se o site é verdadeiro ou falso. Esta tática não vale, porque os hackers conseguem burlar o sistema. Por isso, o melhor é verificar o cadeado de segurança e atentar para todos os detalhes.

A PSafe ainda recomenda que você tenha o indicador de links seguros PSafe Busca Segura instalado em seu PC. Assim, saberá quando o site é malicioso.