Uso de internet via celular cresce no Brasil

Os aplicativo mais utilizados pelos brasileiros são o Whatsapp e o Facebook, que reafirmam o relatório que diz que uso de internet via celular aumentou no país.

Não é à toa que as operadoras de celular estão criando planos com acesso ao Facebook Messenger e ao Whatsapp sem cobrar dados. De acordo com uma pesquisa feita pela Cetic.br, esses aplicativos são os mais usados pelos brasileiros para conversar com os amigos e mandar vídeos e fotos. 55% dos internautas, ou seja, 94,2 milhões de pessoas usam diversos meios para navegar e desses, 83% usam as redes sociais acima.

O trabalho mostrou que 47% dos brasileiros com mais de 10 anos acessaram a internet pelo celular no ano passado, o equivalente a 81,5 milhões de pessoas. Além dos já citados, também estão Netflix e Youtube, utilizados por 58% dos internautas.

Ainda nessa pesquisa, descobriram que 76% das pessoas preferem navegar na internet via smartphone. É notável o crescimento da venda e uso de portáteis. Os 47% de usuários via celular, citados anteriormente, eram somente 15% em 2011. Em relação aos tablets, estão presentes em 33% das casas brasileiras ao passo que o computador de mesa se manteve nos 50%.

2

Outra pesquisa, da Statista, mostra que nos próximos 24 meses o mercado mobile será a grande oportunidade, com amplo crescimento.

Fonte: Statista
Fonte: Statista

A utilização do celular está cada vez maior, com 84% das pessoas entrevistadas afirmando que acessam a internet pelo aparelho todos os dias ou quase todos os dias. Além disso, 66% das residências contam com wifi. Esses dois fatores contribuem para que o uso individual aumente.

Infelizmente, por mais que a conectividade tenha aumentado em todos os estratos sociais, a desigualdade se mantém. Na classe A, 98% das moradias são conectadas, enquanto que na classe B são 82%. E isso continua caindo. Na classe C são 48% e D e E, 14%. E não é só isso. A diferença entre a zona urbana e rural é 54% e 22%, respectivamente.

gráfico_1

Tags: