Usuário não frequente do Facebook corre risco de golpe

Usuários que não frequentam o Facebook podem cair mais fácil em e-mails de phishing "avisando" sobre suspensão de conta. Saiba como não cair nesse gol

Os usuários que não acessam a rede social com frequência, mas que mantêm perfil ativo no site, podem estar sendo enganados com mais facilidade pelos hackers por não estarem familiarizados com a atuação do Facebook.

O alerta partiu de Eric Ligman, diretor de Excelência em Vendas da Microsoft, que publicou a informação no seu blog corporativo: usuários da rede social Facebook vêm recebendo e-mails falsos de contato com ameaça de suspensão do perfil por inatividade, que parecem remetidos pela empresa, mas trata-se de uma nova categoria de golpes de phishing praticados por hackers que utilizam o contato para convencer os donos do perfil a clicar num link específico a fim de instalar malware e roubar informações pessoais, dados bancários e acessos a serviços online do usuário alvo.

Eric Ligman afirmou ser fácil identificar o golpe, mas usuários menos frequentes podem ser mais facilmente enganados. O primeiro alerta é para a forma de atuação da empresa, que não incluiu contatos por e-mail por inatividade.

No caso retratado, a mensagem parecia vir do Facebook, mas muitas vezes os domínios da mensagem e do endereço web são distintos do verdadeiro. Na mensagem encontrada, um erro de layout no botão ‘Ver mensagens’ e sua marcação como clicado, indicavam a fraude, erros dificilmente cometidos por empresas reais.

E a dica mais valiosa, parando o mouse sobre o link enviado por e-mail, via-se que a página definitivamente não era do Facebook, mas sim uma tentativa de levar o usuário a clicar e, com o redirecionamento, instalar malwares em seus computadores.

De todo modo, duvide de contatos de empresas por e-mail, mantenha seu software de segurança atualizado e faça contato com o remetente para confirmar a veracidade da comunicação antes de clicar sobre qualquer link de internet. Para estender a proteção ao seu celular Android, baixe o PSafe Total para Android.

Tags: