app-aplicativo-segundo-plano-android

Vale a pena fechar apps abertos em segundo plano?

Seu celular anda lento? Descubra como o ato de fechar apps em segundo plano pode ser bom ou ruim para o seu Android!

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que fechar os aplicativos com frequência no Android pode trazer melhorias na performance do dispositivo. Mas você sabia que nem sempre essa atividade é totalmente “saudável”? Na verdade, tudo depende da situação ou do app a ser fechado.

Segundo Vitor Hain, programador Android da PSafe, há vantagens e desvantagens em encerrar os apps abertos em segundo plano. Isso porque, na hora de executar um programa do zero, o Android gasta mais bateria, pois precisa fazer uso do processador para carregar todos os dados necessários ao funcionamento do app.  Assim, quando você cria o hábito de fechar com frequência os aplicativos que usa muito, toda vez que abri-los novamente, o seu aparelho consumirá ainda mais esforço. “Se o seu dispositivo está lento e há muitos aplicativos abertos que você nem abre muitas vezes durante o dia, é aconselhável realizar a limpeza”, afirma Hain.

Mas, de todo modo, encerrar aplicativos em segundo plano pode sim otimizar o rendimento do seu celular. É só utilizar essa ação apenas para aqueles apps que você não precisa utilizar muitas vezes durante o dia. Além disso, existem apps com funcionalidades exclusivas de limpeza, como o PSafe Total Android, que sabem diferenciar quais processos realmente podem ser fechados ou não sem gerar danos ou perda de performance no dispositivo.

Também é importante lembrar sobre os apps “poderosos”, que reiniciam automaticamente suas atividades mesmo se fechados. O Facebook e o WhatsApp, por exemplo, um tempo depois de encerrados, acabam voltando a funcionar para buscar as interações com o usuário e gerar notificações constantemente. Por isso, fechar programas em segundo plano vale a pena quando os apps em questão são aqueles que consomem mais memória do que deviam – ainda mais se você faz pouco uso deles.

Você costuma fechar todos os apps do seu Android ou só os que menos usa? Conte sua experiência nos comentários!