Alerta! 1.2 milhão de pessoas caem em golpe que promete vale-presente do O Boticário

Criminosos lançam golpe no WhatsApp que promete vale-presente do O Boticário de R$ 150

Hackers estão usando o nome de uma famosa perfumaria para lançar nova armadilha no WhatsApp. A falsa promessa é para ganhar um vale-presente do O Boticário, em comemoração a entrada da primavera, mas tudo não passa de um golpe.

Até o momento, mais de 1.2 milhão de pessoas caíram na armadilha, de acordo com a equipe do dfndr lablaboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime. E o número de vítimas não para de subir. Por isso, alerte os seus amigos e familiares para não caírem na lábia de golpistas.

Leia também: Vírus no WhatsApp: acho que meu celular foi infectado e agora?

Vale-presente do O Boticário: entenda como funciona o golpe

O golpe é recebido via WhatsApp, através de link, como da imagem abaixo:

imagem-do-vale-presente-o-boticário

Ao clicar nele, o usuário é direcionado a uma página falsa da promoção O Boticário, que oferece um vale-presente de R$150,00 em comemoração à primavera. Mas para ganhar, é necessário que a vítima responda a três perguntas e, em seguida, compartilhe o golpe com mais 10 amigos no WhatsApp, com o intuito de espalhar a armadilha rapidamente.

Além disso, os golpistas ainda solicitam o número de telefone da vítima para cadastrá-la em um serviço de SMS pago que causa cobranças indevidas na conta do telefone ou a induz baixar apps maliciosos que poderão infectar o celular com vírus.

vale-presente-o-boticario
vale-presente-o-boticario
vale-presente-o-boticario
E para parecer ainda mais real, há diversos comentários de usuários na página falsa da promoção, que supostamente já ganharam o vale-presente do O Boticário, onde se dizem muito felizes pela premiação. Mas, na verdade, são todos perfis fakes que tentam enganar você.

Leia também: Como saber se um link é phishing no WhatsApp

Fique de olho!

A empresa O Boticário realiza diversas promoções em seus canais oficiais. Por isso, muitas pessoas caem nos golpes que usam o nome da marca, já que esses se parecem muito com as promoções verdadeiras. Segundo os especialistas em segurança, a recomendação para se proteger do golpe é contar com um antivírus que possua  uma ferramenta antiphishing no celular.

Sempre que você clicar em algum link desconhecido, o antiphishing faz automaticamente uma varredura no site para ter certeza que não existe risco. Caso a página seja falsa ou maliciosa, o bloqueio é automático e você é avisado. O dfndr security – aplicativo de segurança gratuito para Android – é o único antivírus do mercado que faz proteção contra golpes de phishing em tempo real dentro de todos os aplicativos, inclusive o WhatsApp.

Outra dica é sempre conferir no site oficial das empresas se uma promoção ou oferta é, de fato, verdadeira. Assim, você evita cair em fraudes na internet.

Caiu no golpe?

Caso você tenha clicado no link e fornecido seus dados, os especialistas em segurança recomendam que você entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago que foi contratado indevidamente.

 

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: