Vejas novas imagens e vídeo do Android L

Como será o novo Android? Veja o que estão dizendo por aí neste post

O fim do ano vai chegando e com ele a curiosidade e expectativa pelo lançamento do Android L, a nova versão do sistema operacional do Google. E enquanto ele não surge no mercado, o que não falta é novidade sobre o que a plataforma vai oferecer a partir de agora.

Qual o melhor sistema operacional móvel?

Algumas divulgações podem ser apenas boatos. Outras estão confirmadas. Uma das novidades que ainda não foram garantidas pela empresa é a possibilidade de baixar prévia de aplicativo para saber se ele realmente agrada. O usuário teria acesso a uma pequena amostra do que está prestes a adquirir.

Ou seja, aquela história de baixar um app e se arrepender poucos segundos após abri-lo pode estar chegando ao fim. A ideia por trás deste recurso é economizar tempo, internet e bateria.  Se ele não aparecer no Android L, pode surgir em versões futuras.

Recurso de multijanelas

Uma ferramenta adotada pelo Google em sua nova versão de sistema operacional é a de multijanelas. Com ela, é possível ter dois aplicativos abertos ao mesmo tempo dividindo espaço na tela. Em tablets de 10 polegadas da empresa, como o Tab S, é possível ter até quatro aplicativos abertos lado a lado.

A novidade já foi incorporada pela LG em seus últimos lançamentos, e parece que o Google também está querendo seguir o mesmo caminho. Alguns rumores alegavam que a empresa trabalhava em um conceito similar para o Android L em tablets. O usuário poderá arrastar um aplicativo de um lado para o outro podendo deixar cada um ocupando metade da tela.

Corrigindo erro do Nexus

A linha Nexus é uma das preferidas dos usuários que gostam de utilizar o Android da forma que foi projetado pela Google. O problema é que os aparelhos contam com alguns problemas que incomodam quem os utiliza.

Um desses problemas é a bateria, principalmente no Nexus 5, que perde desempenho por causa de um defeito relacionado à câmera do smartphone, que quando acionada acaba drenando boa parte da carga disponível no aparelho.

O defeito não atinge todos os modelos do Nexus 5, mas está presente em boa parte dos aparelhos. Neste sentido, o Android L promete corrigir o defeito que atormenta alguns donos do aparelho. A nova versão deve trazer características capazes de melhorar o desempenho da bateria do smartphone, uma das principais reclamações dos donos do Nexus 5.

Liberada ferramenta para criação de apps 64-bits

O Google também já deu o sinal verde para que desenvolvedores comecem a criar seus aplicativos em 64-bits, com o objetivo de deixar tudo pronto para o lançamento da nova versão. Isto vem com a chegada de uma nova imagem de emulador para Android L, o que confirma que a próxima versão do Android estará realmente pronta para um mundo móvel em 64-bits.

Como rodar Android no seu PC?

Embora já banal no ambiente de trabalho, a arquitetura CPU de 64 bits não é tão difundida em dispositivos móveis, especialmente em produtos de consumo. Tal mercado só pegou embalo quando a Apple revelou seu próprio chip A7 64-bits com o iPhone 5S no ano passado.

Veja vídeo com o Android L em funcionamento

A equipe do site Sam Mobile divulgou um vídeo de oito minutos mostrando a interface Android L no Samsung Galaxy S5. Assista.

Confira também novas imagens do sistema operacional: 

Tags: