Vírus: você pode evitar os ataques sabendo se proteger

De um dia para o outro, o seu computador é atacado por um vírus. Seu Facebook é roubado, você não tem acesso ao seu e-mail e seu PC […]

De um dia para o outro, o seu computador é atacado por um vírus.

Seu Facebook é roubado, você não tem acesso ao seu e-mail e seu PC começa a apresentar vários problemas. A primeira atitude é ficar desesperado, não é mesmo? Mas não precisa ser assim. Este “destino fatal” pode ser evitado com atitudes simples – e tudo depende somente de você.

Primeiro, porém, você precisa saber exatamente o que é um vírus.

Este termo confunde muita gente e é normal que você tenha dificuldades em entender. De maneira geral, um vírus ou ameaça é qualquer programa malicioso que prejudica o sistema operacional do seu computador.

Ou seja, os vírus podem causar problemas variados, como lentidão do PC, roubo de informações, perda de arquivos, entre outros. Mas, então, o que fazer para se proteger efetivamente? Conhecer a forma como os vírus atacam e seguir as dicas da PSafe é uma ótima ideia!

Como atacam

Evitar ser atacado por um vírus é praticamente impossível. Mas ter uma postura de segurança digital evita 99% dos ataques. Duvida? Então, leia as dicas e teste em sua casa!

Você já deve saber que os vírus podem atacar de diversas formas: e-mail, redes sociais, programas não originais, sites maliciosos, etc. Muitas vezes, o pedido é para que o usuário execute um arquivo desconhecido. Por isso, sempre desconfie quando não conhecer a procedência do site ou do link. Se receber um e-mail suspeito, mesmo que seja de um amigo, confira se este amigo realmente mandou o e-mail. Ah! E sempre desconfie de prêmios em dinheiro ou produtos. Já dizia o ditado que quando a esmola é demais, algo está errado! Ou seja, esta é mais uma artimanha para instalar vírus em seu PC.

Se você, sem querer, instalar um vírus, ele vai se propagar pelo sistema operacional e pode prejudicar o funcionamento de vários programas. Nesta hora, um bom antivírus faz toda a diferença. Por isso, ter o antivírus PSafe Antivirus é essencial para manter seu PC sempre livre de ameaças!

Agora você já sabe que não deve cair nas armadilhas da internet e conta com a PSafe para manter a sua vida digital sempre segura.

Tags: