VPN – Conheça essa ferramenta poderosa para a segurança de dados

As VPNs (Virtual Private Network) são ferramentas muito poderosas que servem para garantir a segurança das informações digitais. Saiba mais!

As VPNs (Virtual Private Network) são ferramentas muito poderosas que servem para garantir a segurança das informações digitais, apesar de uma grande quantidade de usuários ainda desconhecer o recurso. A sigla representa uma rede virtual privada que permite o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo com o profissional trabalhando em outra filial da companhia.

Desta maneira, é mais fácil o envio de dados sem o risco de informações confidenciais caírem nas mãos de criminosos virtuais. Resumindo: A VPN age como uma espécie de firewall, que em vez de proteger seu computador, mantém seguros os seus dados enquanto trafegam pela rede.

Por este motivo, o recurso é especialmente indicado para empresas para que seus dados, muitas vezes sigilosos, fiquem longe dos olhos da concorrência. É possível se conectar até mesmo em redes públicas de forma segura e transmitir informações sigilosas. Graças à criptografia, mesmo que criminosos consigam interceptar as informações, eles dificilmente conseguiriam acessá-las.

A tecnologia também é bastante útil para usuários individuais, que podem usá-los para mascarar seus IPs, de forma a burlar bloqueios dentro de países onde o acesso à internet não é livre. Um usuário no Iraque, por exemplo, poderia usá-la para acessar o Facebook, onde o serviço é proibido por questões políticas. O endereço de IP do usuário seria substituído pelo do provedor de VPN, liberando o seu acesso.

Para se conectar a uma rede segura do tipo, é necessário acessar a internet da forma usual e depois iniciar uma conexão com o servidor de VPN, usando um software específico. No caso de uma empresa, basta se conectar ao servidor e o usuário terá acesso à rede interna da companhia com todos os arquivos.