Mulher escaneando a sua impressão digital em interface futurística

O que é uma VPN ou Rede Privada Virtual?

Você sabe o que é VPN? Essas ferramentas são fundamentais para garantir a segurança das informações digitais. Saiba mais sobre elas!

Uma VPN (Virtual Private Network) é uma ferramenta essencial para cuidar de seus dados pessoais, garantir a segurança das informações digitais e proteger sua privacidade online, apesar de uma grande quantidade de usuários ainda desconhecer o recurso.

Você já deve ter ouvido falar delas antes. Nos dias de hoje, as VPNs são muito populares, mas não pelos motivos pelos quais foram criadas. Originalmente, essas ferramentas eram apenas uma forma de conectar redes comerciais com segurança, ou funcionavam como passes para permitir que você acessasse redes empresariais de casa. Hoje, a privacidade que este recurso confere rende inúmeros benefícios.

Se você deseja entender melhor o que é VPN, este é um guia rápido feito para você. Saiba mais sobre seu funcionamento e proteção agora mesmo, com a leitura deste post.

O que é VPN?

A sigla (Virtual Private Network) representa uma rede virtual privada que permite o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo com o profissional trabalhando em outra filial da companhia.

As VPNs basicamente encaminham todo o seu tráfego de rede para a rede, de onde vêm todos os benefícios – como acessar recursos de rede local remotamente, ter acesso a uma conexão mais segura (criptografada) e contornar a censura da Internet. A maioria dos sistemas operacionais possui um suporte à VPN integrado.

Desta maneira, é mais fácil o envio de dados sem o risco de informações confidenciais caírem nas mãos de criminosos virtuais. Resumindo: a VPN age como uma espécie de firewall, que mantém seguros os seus dados enquanto você trafega pela rede.

Como a VPN funciona?

Saber como é seu processo de funcionamento é primordial para entender o que é VPN. Esta ferramenta usa protocolos de criptografia para canalizar todo o tráfego de rede por meio da criação de um “túnel de dados” – uma rede privada virtual – entre o seu computador e um servidor VPN remoto (que pode estar a milhares de quilômetros de distância). Isso oculta seu endereço IP e protege seus dados.

Dentro de uma uma visão mais detalhada, as VPNs usam criptografia para embaralhar dados quando eles são enviados por uma rede Wi-Fi. Essa criptografia torna os dados ilegíveis.

A segurança dos dados é especialmente importante ao usar uma rede Wi-Fi pública, porque evita que qualquer outra pessoa na rede espie sua atividade na Internet. Sem uma VPN, todo o tráfego da Internet fica potencialmente exposto ao seu provedor de serviços de Internet, anunciantes ou outras pessoas em sua rede. É por isso que as conexões VPN aumentam sua privacidade e segurança online.

O que uma VPN esconde?

Sua privacidade vai muito além da ocultação do seu IP. Uma VPN pode esconder diversos tipos de informação capazes de colocar seu anonimato em risco. Conheça algumas delas.

1. Histórico de navegação

Sem uma VPN, seu provedor de serviços de Internet pode saber todo o seu histórico de buscas e navegação. No entanto, ele pode ser ocultado com o uso dessa ferramenta. Isso acontece porque sua atividade na web será associada ao endereço IP do servidor VPN, não ao seu.

Um provedor de serviços VPN pode ter servidores em todo o mundo. Isso significa que sua atividade de pesquisa pode parecer ter origem em qualquer um deles. Lembre-se de que os mecanismos de pesquisa também rastreiam seu histórico de pesquisa, mas eles associarão essas informações a um endereço IP que não é seu. Sendo assim, sua VPN manterá sua atividade online privada.

2. Localização

Pense no IP como o endereço de remetente que você colocaria em uma carta. Qualquer pessoa que tenha acesso a esta informação pode acessar o que você pesquisou na internet, e onde você estava durante a pesquisa.

Como uma VPN usa um endereço IP que não é o seu, ela permite que você mantenha sua privacidade online e pesquise na web anonimamente. Já que sua localização estará oculta, você também terá acesso a serviços de streaming que normalmente não teria em seu país. Isso porque diversos portais restringem a exibição de certos títulos em virtude de termos contratuais e regulamentos vigentes em cada país.

3. Dispositivos

Uma VPN pode ajudar a proteger a privacidade de seus dispositivos, incluindo computador desktop, laptop, tablet e smartphone. Lembre-se de que esses equipamentos podem ser os alvos principais de cibercriminosos quando você acessa a internet, especialmente se estiver em uma rede Wi-Fi pública. Resumindo, uma VPN ajuda a proteger os dados que você envia e recebe em seus dispositivos para que os hackers não consigam observar o que você faz.

Foto de cidade conectada por meio de diversos dispositivos tecnológicos
De modo geral, sua VPN pode ajudar a proteger sua liberdade de navegação. Se você utiliza uma conexão Wi-Fi pública, sua atividade de navegação em alguns tipos de sites ficará visível para todos que souberem como procurar. Se quiser ocultar suas ações online para ter um pouco mais de privacidade, pode se conectar a uma VPN. A rede local verá apenas uma única conexão VPN segura, na qual ocorrerá todo o tráfego.

Este recurso é bastante usado para evitar diferenças de preços no e-commerce ou sites de companhias aéreas, por exemplo. Isso porque alguns varejistas online usam uma diversidade de critérios para calcular o preço de um item para qualquer visualizador, como a localização do usuário, o momento de compra, entre outros.

Por que preciso de uma VPN?

Por prezar pela privacidade de seus usuários, a VPN é uma ferramenta especialmente indicada para empresas, para que seus dados (muitas vezes sigilosos) fiquem longe dos olhos da concorrência. 

Este recurso é frequentemente usado ​​por viajantes de negócios para acessar as redes da empresa enquanto estão se deslocando entre cidades ou países diferentes. Os recursos locais não precisam ser expostos diretamente à Internet, o que é um ponto positivo para a segurança de dados.

É possível se conectar até mesmo em redes públicas de forma segura e transmitir informações sigilosas. Graças à criptografia, mesmo que criminosos consigam interceptar as informações, eles dificilmente conseguiriam acessá-las. Este diferencial é ainda mais evidente num cenário pós-pandemia, onde muita gente está trabalhando de forma remota.

A tecnologia também é bastante útil para usuários individuais, que podem usá-los para mascarar seus IPs e burlar bloqueios dentro de países onde o acesso à internet não é livre. Um usuário no Iraque, por exemplo, poderia usá-la para acessar o Facebook, onde o serviço é proibido por questões políticas. O endereço de IP do usuário seria substituído pelo do provedor de VPN, liberando o seu acesso.

É importante lembrar que, se o Wi-Fi do seu smartphone estiver ativado o tempo todo, seu dispositivo pode ficar vulnerável sem que você saiba. Atividades diárias como compras online, serviços bancários e navegação podem expor suas informações, tornando seu aparelho vulnerável ao crime cibernético.

Alguns aspectos de segurança – como uma violação de dados em uma organização onde você possui uma conta – estão fora de seu controle. Mas uma VPN pode ajudar a proteger as informações que você envia e recebe em seus dispositivos.

É ilegal ter VPN?

VPNs são legais na maioria dos países (como o Brasil), mas não em todos. Alguns territórios restringem o uso de VPN, enquanto outros proíbem as pessoas de acessar e compartilhar certos tipos de conteúdo. Usar um serviço VPN para contornar essas restrições pode colocá-lo em risco, pois embora as VPNs possam ser legais, não é permitido fazer uma atividade ilegal com o uso elas.

Se você utilizar uma VPN para abusar do seu anonimato e exercer qualquer atividade ilegal, sua atitude pode ser julgada e processada de acordo com as leis do seu país. Não importa onde você esteja, usar uma VPN para fins criminosos é sempre ilegal. Por isso, sempre verifique as leis relevantes antes de usar essa ferramenta em um lugar novo.

Algumas plataformas de streaming podem proibir o uso de VPN, mas isso geralmente não é um problema legal, e sim uma violação dos seus termos e condições. Embora seja improvável que você tenha problemas com a lei para fazer streaming por meio de uma VPN, seu provedor de conteúdo pode bloquear sua conta.

Como utilizar uma VPN?

Para se conectar a uma rede segura do tipo, é necessário acessar a internet da forma usual e depois iniciar uma conexão com o seu servidor de VPN, usando uma solução específica. Ela pode ser baixada em forma de software, aplicativo ou funcionar em segundo plano no seu sistema operacional, como é o caso do VPN do Google.

No caso de uma empresa que já conta com este recurso, basta se conectar ao servidor e o usuário terá acesso à rede interna da companhia, com todos os arquivos protegidos.

Como escolher a opção ideal?

As melhores opções de VPNs protegem sua conexão à Internet com criptografia confiável, fornecem um serviço estável e rápido. Aqui está tudo o que você precisa saber ao fazer sua escolha.

Boa quantidade e localização de servidores

Quanto mais servidores um provedor de VPN tiver, melhor e mais rápida será a experiência dos seus usuários. Se você precisar de um endereço IP em um país específico, certifique-se de que seu provedor de VPN tenha servidores por lá.

Boa reputação e suporte

Lembre-se que você está confiando seus dados e registros online ao seu provedor de VPN. Leia as avaliações de usuários e profissionais para saber o que esperar de seu provedor. Aproveite para observar como é o suporte para aqueles clientes que manifestam dúvidas ou se sentem insatisfeitos.

Respeito à privacidade

O objetivo de usar uma VPN é proteger sua privacidade, por isso é crucial que seu provedor também respeite a confidencialidade de seus dados. Ele deve ter uma política sem registros (no-log), que significa que eles nunca rastreiam ou registram o que você faz enquanto estiver conectado.

Alguns provedores afirmam ser VPNs sem registro enquanto, na verdade, rastreiam as atividades online de seus usuários. Por isso, leia sua política de privacidade com atenção.

Uma boa alternativa para garantir uma navegação invisível, além de um bloqueio contra hackers, golpes e vazamento de dados é o dfndr vpn, da PSafe. Essa ferramenta conta com servidores em 24 países e criptografia avançada para garantir uma conexão segura. Agora que você já sabe o que é VPN, aproveite para conhecer esse aplicativo e faça a melhor escolha para sua proteção!

Tags: