Aumenta a utilização de aplicativos voltados para a saúde

A utilização de apps de saúde e exercícios físicos aumentou significativamente, indicando que os usuários estão mais preocupados com seu bem-estar.

Encontre o app ideal para monitorar a sua saúde

A tecnologia está impulsionando o surgimento de exames e tratamentos para diversas doenças nas últimas décadas. Saúde e bem-estar estão se tornando cada vez mais uma preocupação de boa parte da população. Por isso, não seria surpresa se aplicativos para smartphones e tablets ligados a esses setores também estivessem se proliferando.

Nos últimos seis meses, a utilização de apps de saúde e exercícios físicos aumentou 62%, ao passo de que, nos demais aplicativos, o crescimento foi de 33%. O dados foram coletados pela Flurry Analytics a partir da análise de 6,8 mil aplicativos desses setores instalados em 100 mil dispositivos com iOS.

O CEO da companhia, Simon Khalaf, explica que até o ano passado o crescimento era abaixo da média. Em 2013, o aumento dos apps em geral foi de 113%, enquanto os de saúde e fitness cresceram 49%. De acordo com Khalaf, o motivo do aumento foi o surgimento de novos aplicativos na categoria e o surgimento de grupos de usuários que são chamados de “fanáticos por exercícios”. O lançamento de novos acessórios de monitoramento de exercícios, como braceletes e relógios, por parte das gigantes como Apple, Samsung, Google e até Nestlé, deve impulsionar ainda mais o uso destes apps.

Aplicativos para monitorar a saúde

Essas empresas estão contratando cientistas, médicos e engenheiros para o desenvolvimento de dispositivos e aplicativos voltados, sobretudo, ao monitoramento de açúcar no sangue para acompanhamento e medição de glicose para diabéticos. Outra funcionalidade bastante comum é o monitoramento da frequência cardíaca dos usuários. Recentemente, uma empresa chamada Theranos criou uma tecnologia capaz de realizar 30 exames a partir de apenas uma gota de sangue. O reservatório criado pela empresa mede apenas 1,29 centímetros. Os tubos atuais medem quatro centímetros.

Outro dispositivo wearable, chamado Netatmo June, permite detectar os raios ultravioleta. A ferramenta é uma pulseira de platina, ouro ou bronze responsável pelo registro da intensidade do sol e oferece recomendações de proteção dependendo do tipo de pele do usuário. O design elegante permite que o dispositivo seja facilmente usado como uma joia.

O acessório vem com um aplicativo iOS que se conecta a um bluetooth. Quando este app é iniciado, ele pede para usuário registrar o tipo de pele e cor do cabelo para sugerir as dosagens diárias de sol. Ele também acompanha a dosagem de sol que o usuário está tomando.

Já a gigante do setor de alimentação, a Nestlé, está trabalhando em um projeto conhecido como Iron Man. O objetivo é criar uma máquina que pode produzir suplementos alimentares por demanda como alternativa aos multivitamínicos. As deficiências nutricionais do paciente seriam detectadas pela ferramenta.

Com isso a Nestlé seria capaz de desenvolver um coquetel personalizado para atender a essa demanda. Os pesquisadores avaliam que os multivitamínicos, na maioria dos casos, não trazem benefício algum e ainda podem ser prejudiciais.