WhatsApp: falsa promoção do Carrefour é vírus

Hackers invadem milhões de smartphones através de uma falsa pesquisa via WhatsApp

O novo golpe utilizado pelos hackers escolheu o supermercado Carrefour para atacar celulares em todo o país. Mais de oito milhões de brasileiros foram enganados com uma mensagem no WhatsApp que solicita a participação em uma pesquisa e oferece um vale-compra de R$500,00.

A equipe de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, explica que este tipo de golpe é simples de ser aplicado e por isso cada vez mais frequente. Os hackers se aproveitam da credibilidade que as grandes marcas possuem com os usuários para aplicar o crime.

Dessa forma, os especialistas destacam a importância de utilizar o antivírus para detectar ameaças e bloquear o acesso a sites e arquivos maliciosos.

Veja como o golpe funciona:

1) O primeiro passo é a disseminação da falsa promoção entre grupos e contatos de WhatsApp, com um link que leva o usuário para uma página com informações falsas do Carrefour;

imagem 1 carrefour

2) Em seguida, a vítima é convidada a responder quatro perguntas, como “Você é um cliente habitual? ”, “Você já resgatou cupons de desconto no Carrefour? ”, entre outras:

3) O usuário é incentivado a compartilhar a falsa pesquisa com 10 amigos via WhatsApp, com a promessa de receber um voucher de R$ 500 para compras na loja;

4) Na quarta e última etapa, a vítima é direcionada para o preenchimento de um cadastro. Ao compartilhar, preencher os dados e divulgar as informações pessoais, pode ter seus dados expostos, ser cadastrado em serviços de SMS pago, baixar um aplicativo malicioso e ter prejuízo financeiro.

Tags: