WhatsApp tem novo golpe que usa emoticons de Natal como isca

Entenda como o golpe funciona e saiba como se proteger

Emoticons são um dos recursos mais utilizados por usuários do WhatsApp. São pequenas carinhas que tornam nossas conversas mais divertidas. Mas até essa simples funcionalidade do app pode trazer risco para o seu celular.

Recentemente, um link falso tem circulado pelo Zap oferecendo um pacote de emoticons animados de Natal. Os criminosos criaram uma página falsa para baixar os emoticons, mas tudo não passa de uma cilada. Quando você clica, a página pede que você se cadastre em um serviço pago para roubar seu dinheiro e um vírus pode ser instalado no seu celular.

O time de segurança do DFNDR, o principal antivírus do Brasil, identificou como o ataque é feito e, somente nos últimos 45 dias, o aplicativo já bloqueou 415 mil ameaças. Para ter certeza de que o seu telefone está seguro, toque no botão abaixo para eliminar qualquer vírus.

Entenda como o golpe funciona

O usuário recebe uma mensagem de algum contato do WhatsApp, divulgando o link falso para baixar as carinhas. Ao tocar nesse link, ele é convidado a compartilhar a mesma mensagem com 10 amigos ou três grupos diferentes.

Novos Emoticons de Natal 3

Pra finalizar, o usuário toca em continuar e é enviado à outra página, onde é induzido a informar alguns dados. Sem perceber que está sendo vítima de um golpe, ele se cadastra em serviços pagos e assinaturas de aplicativos que cobram taxas e roubam o dinheiro dele.

Há casos parecidos em que, a página para qual você é direcionado, baixa automaticamente um apk (arquivo para instalar programas) que instala um vírus no seu celular.

A infecção de vírus tem se tornado cada vez mais frequente nos celulares dos brasileiros. Comparando com 2015, em 2016 o DFNDR registrou um aumento de 19% na identificação de ameaças. Por isso, recomendamos que você não clique em links recebidos por mensagens suspeitas (mesmo se forem enviadas por pessoas conhecidas), nunca informe seus dados bancários em sites desconhecidos e faça sempre uma verificação de vírus no seu celular.

Tags: